Jeffinho está de volta em definitivo ao Botafogo. Nesta terça-feira (31), o clube fechou a compra do atacante juntamente ao Lyon, da França, o mantendo por mais quatro anos na equipe carioca. A informação é do GE.
A negociação foi fechada com o Glorioso pagando aos franceses cerca de 5,3 milhões de euros (algo em torno de R$ 33,9 milhões) para ter o atleta de vez e 70% de seus direitos econômicos, depois deste passar boa parte da atual temporada cedidos aos botafoguenses. Neste acordo, também está definido que os 30% restantes seguem sendo da equipe da França.
Crise no Lyon pode ter ajudado compra
Muito da negociação de Jeffinho tem a ver com o momento do Lyon. Tanto os franceses como o Botafogo são da Eagle Football, empresa comandada por John Textor, e os lioneses tem vivido uma série de problemas financeiros que causaram punições do DNCG, órgão da liga local responsável pela fiscalização das condições financeiras do clubes
Tais punições impuseram nesta janela de transferência o impedimento de não poder contratar jogadores e, se tal situação não tiver melhora até o fim desta temporada, há o risco de que o time seja rebaixado. Para evitar a queda administrativa, Textor tentará fazer uma série de aportes e até negociar atletas para criar as condições para recuperar a saúde financeira.
No período em que esteve no Lyon, clube que defendeu em 2023, Jeffinho não teve muitas chances e foi emprestado ao Botafogo, clube pelo qual se destacou no ano anterior. De volta a General Severiano, o atleta teve chances como titular, mas uma lesão o deixou ausente por cerca de quatro meses dos gramados. Em seu retorno, passou o restante do ano no banco de reservas botafoguense