APOSTE NA PRÓXIMA PARTIDA

Extra
Botafogo prepara pedido de recuperação judicial para reorganizar dívidas da SAF
Clube já negocia débitos da associação fora da Justiça, mas agora mira passivo bilionário acumulado na gestão de John Textor…
Há 3 minutos

Extra
Ares exerce direito e Textor deve perder controle da Eagle; veja como afeta o Botafogo
Há 3 horas

DESTAQUE
Textor diz que Botafogo receberá aporte financeiro na próxima semana
Há 4 dias

Extra
Botafogo paga parte da dívida com elenco após risco de rescisão contratual de Danilo
Há 4 dias
- Brasileirão Série A 2x Campeão
- Brasileirão Série B 2x Campeão
- Campeonato Carioca 21x Campeão
- Torneio Rio-São Paulo 4x Campeão
Conheça a história e principais informações do Botafogo

Fundação
Em 1º de julho de 1894, na Praia de Botafogo, era fundado o Club de Regatas Botafogo, uma homenagem para a enseada do bairro onde competiam os barcos de remo. Em 1904 nascia o futebol do clube: o Botafogo Football Club. Na fusão, anos depois, surgiu o Glorioso: o Club de Regatas Botafogo, um dos clubes mais tradicionais do Brasil. As décadas de 50 e 60 marcam algumas épocas de ouro da equipe.
Principais ídolos
Nilton Santos
Nilton Santos, que só vestiu duas camisas na carreira, do Botafogo e da seleção brasileira, está entre os maiores ídolos da história do clube. O lateral-esquerdo ficou conhecido pela sua habilidade na marcação forte e precisão nos passes. Conquistou inúmeros títulos importantes pelo Botafogo, entre eles dois Torneios Rio-São Paulo e quatro Cariocas. O estádio onde o Glorioso manda os seus jogos leva o nome de Nilton Santos em homenagem ao ídolo.
Garrincha
Manuel Francisco dos Santos, apelidado de ‘Garrincha’ e conhecido como O “Anjo de Pernas Tortas”, é um dos maiores jogadores de todos os tempos e faz parte da história do Botafogo. Marcado pelos dribles desconcertantes, com a camisa alvinegra, conquistou títulos importantes como, por exemplo, dois Torneios Rio-São Paulo (62 e 64) e três Cariocas (57, 61 e 62).
Jairzinho
Jair Ventura Filho, o Jairzinho, atuava na ponta-direita e também faz parte do hall das lendas alvinegras. O Furacão conquistou mais de dez títulos com a camisa do Botafogo, entre eles o Torneio Rio-São Paulo, 64 e 68; o Brasileiro, 68; e o Campeonato Carioca, 67 e 68.
Túlio Maravilha
Túlio Humberto Pereira Costa, conhecido como Túlio Maravilha, é sinônimo de gol na história do futebol brasileiro. O ex-jogador foi o grande nome da conquista do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1995.
Loco Abreu
Washington Sebastián Abreu Gallo, famoso como Loco Abreu, entrou entrou para a história do Botafogo na conquista do Campeonato Carioca de 2010. O uruguaio marcou o gol de cavadinha sobre o Flamengo, no Maracanã, e caiu nas graças da torcida alvinegra.
Torcida
O Botafogo tem cerca de 6,2 milhões de torcedores, de acordo com pesquisa feita pela AtlasIntel, e, com isso, o time carioca entra no top-10 de maiores torcidas do futebol brasileiro. Entre as organizadas do Glorioso, destaque para a Fúria Jovem, que foi fundada em 2001.
Momentos marcantes
Décadas de 50 e 60
Ao lado do Santos, o Botafogo viveu ‘dias de glória’ e dominava o futebol do país nas décadas de 50 e 60. Nomes como Nilton Santos, Garrincha, Jairzinho e Gerson faziam parte da escalação do time.
A Dupla Dinâmica: Garrincha e Didi
Garrincha e Didi encantaram não só os torcedores do Botafogo, mas por onde passaram com passes e dribles precisos
Títulos mais marcantes
Taça Brasil de 1968
A conquista da Taça Brasil, em 1968, colocou de vez na história a ‘geração de ouro’ formada pelo Botafogo e colocou o Glorioso em desta como um dos maiores times do Brasil.
Brasileirão de 1995
A dupla formada por Túlio Maravilha e Donizete Pantera comandou a conquista do Botafogo pelo título do Brasileirão em 1995, que foi por muito tempo o único título do Campeonato Brasileiro na história do clube. Na disputa da final, pelo placar agregado de 3 a 2, o time carioca levou a melhor contra o Santos e saiu com a taça.
Carioca de 2010
Ídolo do clube, Loco Abreu fez o gol histórico da cavadinha que garantiu ao Botafogo a conquista do Campeonato Carioca em 2010 contra o arquirrival Flamengo que, na época, era o atual campeão do Brasileirão.
Botafogo








