Home Futebol Santos fez semifinal histórica contra o Fluminense no Brasileirão 95; relembre

Santos fez semifinal histórica contra o Fluminense no Brasileirão 95; relembre

Em virada épica, Peixe de Giovanni goleou o Tricolor de Renato Gaúcho e avançou para as finais

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.
Santos fez semifinal histórica contra o Fluminense no Brasileirão 95 (Foto: Reprodução/ X oficial do Santos FC)

Santos fez semifinal histórica contra o Fluminense no Brasileirão 95 (Foto: Reprodução/ X oficial do Santos FC)

Neste domingo (13), o Fluminense recebe o Santos no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, às 19h30 (de Brasília), em duelo da terceira rodada do Brasileirão Série A.

Os donos da casa buscam a terceira vitória seguida, enquanto o Peixe, que ainda não venceu na competição, precisa de um resultado positivo para sair da parte de baixo da tabela.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A partida, que terá transmissão ao vivo, deve marcar o retorno de Neymar à equipe santista depois de mais de um mês afastado dos gramados se recuperando de uma contusão na coxa esquerda.

Santos x Fluminense foi semifinal épica do Brasileirão há 30 anos

Em dezembro de 1995, Peixe e Tricolor carioca se enfrentaram no estádio do Pacaembu, em São Paulo, e protagonizaram um dos grandes jogos da história do nosso futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diante de quase 30 mil torcedores (o setor do tobogã estava interditado), os dois times entraram em campo pela segunda e decisiva partida da fase semifinal do Campeonato Brasileiro.

Após ser derrotado no Maracanã pelo placar de 4 x 1 e ter dois jogadores expulsos, o Santos de Giovanni, Macedo, Camanducaia e Marcelo Passos teria que reverter a diferença de três gols no Pacaembu contra o forte time do Fluminense de Vampeta, Valdeir e Renato Gaúcho.

“A diferença de gols era grande, mas aquele nosso time tinha algo diferente, nós tínhamos certeza que iríamos reverter. A confiança que cada atleta tinha um no outro era surreal (…) parecia que não tinha acontecido nada, todos de cabeça erguida. O discurso era de que íamos jogar na nossa casa, com a nossa torcida”, revelou o atacante Camanducaia.

PUBLICIDADE

“Deixa que eu faço dois”, foi a promessa “messiânica” do meia Giovanni, então o grande destaque da equipe alvinegra. O ídolo cumpriu sua palavra e o primeiro tempo terminou com vitória santista por 2 x 0.

PUBLICIDADE

No intervalo, uma decisão dos jogadores do Santos se tornou emblemática e ficará para sempre na memória de seus torcedores.

Os atletas resolveram não descer para o vestiário e permaneceram no gramado, “energizados” pela vibração dos torcedores santistas, em uma das maiores demonstrações de sinergia entre time e torcida que já se viu no futebol.

No segundo tempo, em jogo dramático, o Santos conseguiu a épica virada sobre o Fluminense por 5 x 2 e avançou às finais do Brasileirão de 1995 para enfrentar o Botafogo.

Os gols foram marcados por Giovanni (duas vezes), Macedo, Camanducaia e Marcelo Passos para o Peixe, e Rogerinho anotou os dois tentos do time carioca.

PUBLICIDADE

Assista abaixo ao vídeo produzido pela Santos TV, o canal oficial do Peixe no YouTube, sobre esse confronto histórico:

Santos 5 x 2 Fluminense

Jogo de volta das semifinais do Brasileirão de 1995

Data e local do jogo: dia 10 de dezembro de 1995, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo

Público: 28.090 espectadores

Santos: Edinho, Marquinhos Capixaba, Narciso, Ronaldo Marconato e Marcos Adriano; Gallo, Carlinhos e Giovanni; Marcelo Passos (Pintado), Macedo (Marcos Paulo) e Camanducaia (Batista); treinador: Cabralzinho

PUBLICIDADE

Fluminense: Wellerson, Ronald, Lima, Alê (Gaúcho) e Cássio; Vampeta, Otacílio, Aílton e Rogerinho; Renato Gaúcho e Valdeir (Leonardo); treinador: Joel Santana

Gols: Giovanni (aos 25 e 29 minutos do primeiro tempo), Macedo (seis minutos do segundo tempo), Camanducaia (16 minutos do segundo tempo) e Marcelo Passos (38 minutos do segundo tempo) para o Santos; e Rogerinho (aos sete e 40 minutos do segundo tempo) a favor do Fluminense

Cartão vermelho: Ronaldo Marconato (Santos)

Arbitragem: Sidrack Marinho, do Sergipe

PUBLICIDADE
Ranking das maiores torcidas do Brasil (Torcedores.com)
Ranking das maiores torcidas do Brasil (Torcedores.com)
Better Collective