
Raphinha se destaca com a camisa do Barcelona. Foto: Divulgação/Barcelona
Um dos melhores jogadores do mundo na temporada, Raphinha rasgou elogios a Neymar e definiu seus dois maiores ídolos no futebol.
“Boto Ronaldinho e Neymar”, declarou o camisa 11 do Barcelona, que descreveu o talento do atual camisa 10 do Santos: “Pra mim ele é fora da curva, não tem como”, completou, em entrevista com a jornalista Isabela Pagliari.
Tempos atrás, em palavras ao jornal “Mundo Deportivo”, Raphinha já tinha declarado o que sente pelas duas lendas do futebol brasileiro:
“Ronaldinho Gaúcho (grande ídolo). Um grande jogador de futebol e uma grande pessoa, ele foi uma pessoa que me inspirou muito.Além disso, seu jeito de jogar e estar, sempre feliz e sorridente fora de campo e depois toda sua magia em campo. Foi uma motivação para eu seguir o seu jeito de jogar”, disse.
“Depois, quando Neymar começou no Santos, ele tinha um estilo de jogo muito parecido e eu esperava fazer o mesmo que ele nas jogadas”, afirmou o atleta.
Raphinha faz história
Com 12 gols e sete assistências na Champions League 2024/25, o brasileiro de 28 anos é o grande artilheiro da competição e faz história.
Ele pode ser o primeiro brasileiro a terminar o torneio como artilheiro desde Neymar, que marcou 10 gols em 2014/15 no último título europeu do Barcelona.
É importante destacar dois dados históricos: Raphinha já é o jogador brasileiro que fez mais gols em uma única edição de Champions; ele ainda pode superar o recorde de 17 gols que pertence ao português Cristiano Ronaldo.
O Barcelona goleou o Borussia Dortmund por 4 a 0 e está perto da semifinal. Se alcançar a final do campeonato, a equipe comandada pelo alemão Hansi Flick ainda joga mais quatro jogos.
Lamine Yamal também tem Neymar como ídolo
Assim como Raphinha, o craque espanhol também se inspira no ídolo do Santos. Em entrevista ao canal CNN, o jovem de 17 anos disse:
“Eu tinha cinco anos quando vi (Neymar) pela primeira vez no Santos, e depois sete quando o vi pela primeira vez pessoalmente no Camp Nou. Foi incrível vê-lo jogar pelo Barcelona. Sim, é verdade que havia o Messi, que também era incrível, mas, para mim, o Neymar era algo totalmente diferente. O Neymar sempre foi meu ídolo. Ele é uma estrela e uma lenda do futebol”, explicou Yamal.