
Donnarumma, goleiro do PSG (X oficial PSG)
Titular do PSG, Gianluigi Donnarumma foi eleito o melhor goleiro do mundo conforme estudo do CIES (Observatório do Futebol) publicado recentemente. O atleta italiano superou Yann Sommer (Inter de Milão) e Thibaut Courtois (Real Madrid), 2º e 3º colocados do ranking respectivamente.
Em relação aos brasileiros o destaque fica para João Ricardo, jogador do Fortaleza, que aparece na 8ª posição mundial.
Veja abaixo o Top-100:
Significado dos termos / siglas:
- Index – pontuação geral
- LEV – Dificuldade esportiva dos jogos
- RES – pontos por jogo
- DEV – Desvio percentual entre defesas realizadas x defesas esperadas
- AGE – Idade do atleta





Como foi feito o ranking?
O estudo do CIES analisa os jogos realizados nas ligas locais, entre 31/03/2024 até 31/03/2025. Além disso o índice considera a dificuldade das partidas realizadas, bem como os resultados finais dos jogos e o número de defesas esperadas considerando a força defensiva das equipes.
Além disso, para entrar no ranking os goleiros precisam ter um mínimo de 20 partidas realizadas nos últimos 365 dias e tendo um desempenho positivo no critério DEV citado acima.
Curiosidades da lista
No mundo do futebol é normal vermos goleiros mais experientes ainda em atividade e atuando em alto nível. O ranking do CIES ajuda a deixar isso evidente.
Dos 10 primeiros jogadores da lista, cinco tem mais de 31 anos, sendo dois acima dos 36 anos. Por outro lado, ainda no Top-1-, apenas três tem menos de 27 anos
Esse fato se reflete também nos goleiros que atuam no futebol brasileiro. Dos sete que aparecem no Top-100, seis tem acima de 29 anos.
O atleta mais jovem da lista é Ármin Pécsi, do Púskas Akadémia da Hungria, com 20 anos enquanto o mais velho é Remko Pasveer, do Ajax, com 41 anos.