
Libertadores Feminina: com Corinthians e São Paulo, veja quem são os classificados para a competição em 2025 (Créditos: Staff Images Woman/CONMEBOL)
A Libertadores Feminina tem se consolidado entre as principais competições do futebol feminino, e agora, com o mais novo Mundial de Clubes Feminino, vai se tornar ainda mais importante.
Com diversos clubes brasileiros campeões durante os anos, o campeonato é o grande desejo de muitos clubes sul-americanos. Para esse ano, a disputa vai contar com três equipes brasileiras.
As três equipes que presentes representando o Brasil no torneio são paulistas. Corinthians, São Paulo e Ferroviária vão participar da Libertadores Feminina em 2025. O Corinthians se classificou como campeão brasileiro de 2024, São Paulo como vice-campeão e a Ferroviária como terceira colocada.
Formato da Libertadores Feminina e mais
Atualmente, 16 equipes participam da Libertadores Feminina, as principais federações do continente tem direito a duas vagas na competição, e o Brasil, por ser o melhor colocado, tem direito a três.
Os 16 times são separados em 4 grupos de 4 clubes cada, por meio de um sorteio realizado pela Conmebol; as equipes do mesmo país não podem cair juntas na primeira fase. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final. No mata-mata, jogo único em todas as fases, incluindo a grande final.
O Brasil detém a maioria de títulos da competição. São campeões da américa no futebol feminino as seguintes equipes: Corinthians (2017, 2019, 2021, 2023, 2024), São José (2011, 2013 e 2014), Santos (2009 e 2010), Ferroviária (2015 e 2020), Palmeiras (2022); veja detalhes sobre a conquista das Brabas, que levaram a última taça disputada.
Início da competição
A Libertadores Feminina começa no dia 2 de outubro, e é jogada como uma competição de tiro curto, sendo finalizada no dia 18 de outubro; o país sede desse ano será a Argentina.