
Emerson Leão, ex-técnico da seleção brasileira (Reprodução/Band)
Emerson Leão foi um dos convidados do programa Galvão e Amigos de ontem (14) na Band. Um dos personagens mais icônicos do futebol do país, o ex-camisa 1 reconheceu estar desapontado com o que vem acompanhando.
“Eu cansei de ser técnico, me decepcionei um pouco com o futebol brasileiro”, declarou Leão, ao citar mudanças que ocorreram nos últimos anos.
“Eu não sei mais o que é futebol brasileiro. Nós tínhamos uma alegria de ver na televisão, quando não jogávamos, ver o Brasil jogar. Aquele civismo, aquele amor à camisa. Nós tínhamos raízes nos clubes, hoje não se vê mais”, lamentou o técnico campeão do Brasileirão Série A pelo Santos em 2002.
“Treinador brasileiro é coadjuvante”
No seu ponto de vista, um excesso de estrangeiros toma conta do futebol do Brasil. “Eu tô muito decepcionado também com aquilo que tá acontecendo. Você pega os times, a maioria não é técnico brasileiro”, pontuou o ex-treinador da seleção brasileira.
Emerson Leão chegou à conclusão de que o técnico nascido no Brasil virou coadjuvante em seu próprio país.
“Tem muitas pessoas na frente dele antes de tomar decisão e pessoas que não são do ramo e não sabem tomar a decisão”, observou. “O treinador hoje vai armar um time brasileiro, ele tem seis, oito estrangeiros nesse time brasileiro. Como é que vai formar a seleção brasileira? Não dá”.
Leão é contra um técnico estrangeiro na seleção brasileira
Deste modo, Leão voltou a repudiar a possível escolha da CBF por um técnico estrangeiro para a seleção brasileira.
“Eu sou altamente contrário, porque eu estou achando que estão desmerecendo os técnicos brasileiros. Eu não sou mais técnico brasileiro, eu abdiquei já faz mais de 10 anos. Vão querer trazer um estrangeiro para dirigir a seleção brasileira?”, questionou.
“Para mim, isso é o fim do percurso que nós temos que começar do zero para nos recuperarmos de novo. Porque antes, os estrangeiros vinham aprender conosco e com os nossos jogadores. Hoje querem levar todo mundo para lá para aprender lá e eles vêm ensinar aqui dentro? Tá de brincadeira”, finalizou.