Home Futebol Feminino Internacional x Sport: ato racista gera indignação e cobranças por punição em jogo do Brasileirão Feminino

Internacional x Sport: ato racista gera indignação e cobranças por punição em jogo do Brasileirão Feminino

Torcedor do Internacional atira banana em direção ao banco do Sport em partida do Campeonato Brasileiro e caso vai para o STJD

Lícia Júlia Mendes
Sou estudante de Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e tenho experiência em assessoria de comunicação institucional. Já atuei na Assessoria da Reitoria e Pró-Reitorias da UFRB, na ASCOM UFRB e na PROEXC UFRB, desenvolvendo atividades como elaboração de campanhas, produção de séries documentais, fotografia, cobertura de eventos e redação de textos jornalísticos. Em 2024, fui classificada entre as cinco melhores do Nordeste na categoria Reportagem em Jornalismo Impresso do Intercom Nordeste, com a matéria "Hotel Colombo: do auge à ruína". Essa reportagem também me rendeu o X Prêmio Francisco Montezuma 2024 na categoria Jornalismo Impresso. Na mesma premiação, conquistei o X Prêmio Francisco Montezuma 2024 na categoria Rádio Jornalismo, com o programa "Sintoniza aê: História Musical de Cachoeira". Essas experiências têm sido fundamentais para minha formação acadêmica e profissional, fortalecendo meu compromisso com o jornalismo e minha paixão por contar histórias.
Internacional x Sport se enfrentam pelo Brasileirão Feminino - (Divulgação: Internacional)

Internacional x Sport se enfrentam pelo Brasileirão Feminino - (Divulgação: Internacional)

Durante a partida entre Sport e Internacional, nesta segunda-feira (31), pelo Campeonato Brasileiro Feminino A-1, um torcedor identificado como sendo do Internacional arremessou um pedaço de banana em direção às jogadoras adversárias. O ato de cunho racista ocorreu no Estádio Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre, casa das Gurias Coloradas.

O caso foi flagrado pelas câmeras da TV Brasil, onde a quarta árbitra, Andressa Hartmann, foi vista recolhendo o objeto para incluí-lo na súmula da partida. Diante a gravidade da situação, o Leão tomou medidas imediatas e registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O diretor de futebol feminino do clube, Alessandro Rodrigues, acompanhou pessoalmente o processo e reforçou a necessidade de punição exemplar ao responsável.

Sport exige medidas rigorosas e repudia discriminação

O Sport Club do Recife divulgou um nota oficial condenando o ato racista e exigindo uma punição severa. “Esse ato repugnante é uma clara manifestação de racismo e intolerância, e não pode ficar impune. O Sport Club do Recife não tolera qualquer forma de discriminação ou preconceito e exige a punição exemplar do responsável”, declarou o clube pernambucano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, o time assegurou total apoio às atletas e à comissão técnica, que foram afetadas pelo episódio, e reforçou sua posição intransigente contra qualquer tipo de discriminação no futebol.

Internacional identifica torcedor e se compromete com a investigação

O Internacional também se pronunciou sobre o ocorrido. O clube fez uma apuração rigorosa, identificou o torcedor responsável pelo ato e está tomando todas as providências cabíveis. A administração do time buscou imagens adicionais da partida para encaminhar aos órgãos competentes e desta forma contribuir com a investigação.

PUBLICIDADE

“A Instituição reitera seu repúdio veemente a qualquer ato discriminatório e reafirma seu compromisso inegociável na luta contra todas as formas de preconceito, mantendo-se firme na promoção de um ambiente de respeito e igualdade dentro e fora de campo”, afirmou o clube em nota oficial.

PUBLICIDADE

CBF cobra punição imediata ao Internacional

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomou conhecimento do caso e encaminhou toda a documentação para a Procuradoria-Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pedindo urgência na apuração dos fatos. A entidade solicitou que o Internacional cumpra três partidas com portões fechados fora da capital gaúcha até a conclusão do caso.

Próximos jogos

O Sport e o Internacional seguem em suas campanhas no Brasileirão Feminino. As Leoas da Ilha voltam a campo no próximo sábado (12), às 15h30, horário de Brasília, na Arena de Pernambuco, contra o Flamengo. Já as Gurias Colorados encaram o Fluminense também no sábado, às 17h, no Estádio Moça Bonita.

PUBLICIDADE

Com o empate, as Gurias Coloradas seguem sem vencer no Campeonato Brasileiro e com um ponto ocupam a 14ª colocação. O Sport tem a mesma campanha que o time gaúcho rival e uma colocação abaixo na tabela da competição.

Better Collective