
Internacional x Sport se enfrentam pelo Brasileirão Feminino - (Divulgação: Internacional)
Durante a partida entre Sport e Internacional, nesta segunda-feira (31), pelo Campeonato Brasileiro Feminino A-1, um torcedor identificado como sendo do Internacional arremessou um pedaço de banana em direção às jogadoras adversárias. O ato de cunho racista ocorreu no Estádio Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre, casa das Gurias Coloradas.
O caso foi flagrado pelas câmeras da TV Brasil, onde a quarta árbitra, Andressa Hartmann, foi vista recolhendo o objeto para incluí-lo na súmula da partida. Diante a gravidade da situação, o Leão tomou medidas imediatas e registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia.
O diretor de futebol feminino do clube, Alessandro Rodrigues, acompanhou pessoalmente o processo e reforçou a necessidade de punição exemplar ao responsável.
Sport exige medidas rigorosas e repudia discriminação
O Sport Club do Recife divulgou um nota oficial condenando o ato racista e exigindo uma punição severa. “Esse ato repugnante é uma clara manifestação de racismo e intolerância, e não pode ficar impune. O Sport Club do Recife não tolera qualquer forma de discriminação ou preconceito e exige a punição exemplar do responsável”, declarou o clube pernambucano.
Além disso, o time assegurou total apoio às atletas e à comissão técnica, que foram afetadas pelo episódio, e reforçou sua posição intransigente contra qualquer tipo de discriminação no futebol.
Internacional identifica torcedor e se compromete com a investigação
O Internacional também se pronunciou sobre o ocorrido. O clube fez uma apuração rigorosa, identificou o torcedor responsável pelo ato e está tomando todas as providências cabíveis. A administração do time buscou imagens adicionais da partida para encaminhar aos órgãos competentes e desta forma contribuir com a investigação.
“A Instituição reitera seu repúdio veemente a qualquer ato discriminatório e reafirma seu compromisso inegociável na luta contra todas as formas de preconceito, mantendo-se firme na promoção de um ambiente de respeito e igualdade dentro e fora de campo”, afirmou o clube em nota oficial.
CBF cobra punição imediata ao Internacional
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomou conhecimento do caso e encaminhou toda a documentação para a Procuradoria-Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pedindo urgência na apuração dos fatos. A entidade solicitou que o Internacional cumpra três partidas com portões fechados fora da capital gaúcha até a conclusão do caso.
Próximos jogos
O Sport e o Internacional seguem em suas campanhas no Brasileirão Feminino. As Leoas da Ilha voltam a campo no próximo sábado (12), às 15h30, horário de Brasília, na Arena de Pernambuco, contra o Flamengo. Já as Gurias Colorados encaram o Fluminense também no sábado, às 17h, no Estádio Moça Bonita.
Com o empate, as Gurias Coloradas seguem sem vencer no Campeonato Brasileiro e com um ponto ocupam a 14ª colocação. O Sport tem a mesma campanha que o time gaúcho rival e uma colocação abaixo na tabela da competição.