Home Futebol Zico revela time que poderia ter torcido no Brasil ao invés do Flamengo: “Tinha tudo”

Zico revela time que poderia ter torcido no Brasil ao invés do Flamengo: “Tinha tudo”

Ex-jogador disse que o fato do clube ser referência e ostentar auge na sua infância quase foi determinante, mas pai o demoveu da ideia

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Zico é até os dias atuais o maior artilheiro da história do Maracanã (Masashi Hara/Getty Images)

Zico é até os dias atuais o maior artilheiro da história do Maracanã (Masashi Hara/Getty Images)

Zico construiu boa parte de sua vitoriosa carreira brilhando com as cores do Flamengo, e ostenta idolatria dos torcedores rubro-negro. Contudo, o Galinho, ainda adolescente, quase foi torcedor de um rival do Mais Querido, o Botafogo.

Em entrevista ao canal “Goat”, o icônico camisa 10 rubro-negro revelou que o Glorioso o despertou atenção ainda na infância e adolescência, dado o plantel estrelado que ostentava nomes como Garricha, Didi, Nilton Santos, entre outros, brilhando nas campanhas do bicampeonato no Carioca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Quando eu era garoto, nos anos 60, o Botafogo era um grande time. Tinha Garrincha, Didi, Quarentinha, Nilton Santos, aí depois tinha Jairzinho, Rogério, Roberto, Paulo Cesar Caju, Leônidas”, iniciou Zico.

“Se não tivesse aquela coisa de Flamengo na minha casa, do meu pai ser exigente, tinha tudo para ser botafoguense. O Botafogo era quem ganhava. O Fla foi campeão em 63 e só veio ganhar em 72, muito tempo. Como torcedor, naquela época, eu nunca vi o Flamengo ganhar do Botafogo”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Zico declarou torcida ao Glorioso em 2024

No último ano, em meio à disputa acirrada pelo título do Brasileirão, Zico deu o que falar em entrevista, após manifestar desejo de que o rival do Flamengo levantasse a taça do certame nacional, findando um longo jejum, algo que gerou revolta de alguns torcedores nas redes sociais.

Na prática, a ‘torcida’ de Galinho fez efeito, e o time de General Severiano, apesar de nova oscilação, conseguiu ficar com o título, combinando a conquista com o título inédito da Libertadores em uma temporada ‘mágica’.

Perdeu a força?

Em outro momento da entrevista, Zico abordou durante um questionamento, o movimento de queda de desempenho no Glorioso. Antes dominante, o time de General Severiano passou por uma reformulação completa de plantel, e vem sucumbindo desde então, perdendo três títulos em 2025.

PUBLICIDADE

Na concepção do Galinho, as saídas de Luiz Henrique e Thiago Almada, peças que foram pilares para o protagonismo da equipe em 2024, foram preponderantes para que a equipe alvinegra despencasse de produção, se distanciando dos principais concorrentes.

PUBLICIDADE
Better Collective