Home Automobilismo Fórmula 1 hoje: Yuki Tsunoda substitui “rebaixado” Liam Lawson a partir do GP do Japão

Fórmula 1 hoje: Yuki Tsunoda substitui “rebaixado” Liam Lawson a partir do GP do Japão

Japonês chegou a Fórmula 1 em 2021 e será o novo companheiro de Max Verstappen na Red Bull; Lawson tinha "subido" depois de substituir Ricciardo na Racing Bulls

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Yuki Tsunoda chegou ao grupo Red Bull através da Honda (Divulgação/Red Bull Racing)

Yuki Tsunoda chegou ao grupo Red Bull através da Honda (Divulgação/Red Bull Racing)

Yuki Tsunoda está de equipe nova na Fórmula 1 2025. Os boatos foram confirmados e o japonês de 24 anos foi promovido para a Red Bull e será companheiro de Max Verstappen, a partir do GP de Suzuka, 3ª etapa do mundial.

Já, o neozelandês Liam Lawson, volta a ocupar o cockpit da Racing Bulls ao lado do francês Isack Hadjar. Em 2024, Liam assumiu o lugar de Daniel Ricciardo na equipe com sede em Faenza. A troca foi oficializada na manhã desta quinta-feira (27).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Foi bem dificil ver Liam com dificuldades no carro nestas primeiras duas corridas. Nós optamos por uma decisão cedo para corrigir a rota. É algo puramente esportivo”, detalhou Christian Horner, chefe de equipe da RBR no comunicado oficial.

Japonês está há quatro anos no grid da Fórmula 1

O fato é que Tsunoda está há quatro anos no grid da F1. Todos pela Racing Bulls. Ele chegou a categoria com 21 anos, depois de uma temporada de Fórmula 2, o piloto subiu de categoria apadrinhado pela Honda. A marca de motores japonesa deixa a equipe principal da Red Bull ao fim da atual temporada e será substituída pela Ford.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em termos de números, Yuki Tsunoda soma, até o momento, 92 GPs disputados nos quais totalizou 94 pontos e conseguiu cravar uma volta mais rápida. O holandês Nick De Vries, Daniel Ricciardo e Lawson foram seus companheiros nesse período.

Liam Lawson largou no fundo do grid com a RBR

O principal motivo da troca foi o desempenho do neozelandês nos GPs da Austrália e da China. Na prova da Oceania ele foi um dos cinco carros que não completaram a prova, e em Xangai, o piloto cruzou a linha de chegada na 13ª posição, depois das desclassificações de Pierre Gasly, Lewis Hamilton e Charles Leclerc.

“Coletivamente temos o privilégio de testemunhar o progresso de nossas estruturas, tanto em Faenza, quanto em Milton Keys”, pontuou Laurent Mekies, Team Principal da Racing Bulls.

PUBLICIDADE
Better Collective