
Tostão em entrevista ao jornal "O Tempo" (Reprodução - YouTube)
Tostão está encantado com o rendimento de Lamine Yamal seja pelo Barcelona ou pela seleção espanhola. Em texto publicado na Folha de S. Paulo nesta terça-feira (25), ele se disse impressionado como o ponteiro se destacar, mesmo com a pouca idade, despontando como um ‘fenômeno’.
Na concepção do lendário ex-jogador da seleção brasileira, o garoto é ‘excepcional’, sendo municiado pelo melhor setor de meio-campo do futebol.
“A Espanha, campeã da Europa e da Liga das Nações, possui o melhor meio-campo do mundo, ainda mais quando tiver Rodri de volta. Tem, além disso, dois excepcionais pontas, especialmente Lamine Yamal, com apenas 17 anos. Falta à Espanha, como ao Brasil, um centroavante especial”, avaliou Tostão.
“Há uma tendência mundial de ter times mais ofensivos, que avançam com muitos jogadores e que fazem muitos gols. O jogo fica mais prazeroso e emocionante. Por outro lado, as defesas têm sofrido mais gols, o que gera mais preocupação”, complementou o ex-jogador.
Números impressionantes
Com apenas 17 anos de idade, Lamine Yamal acumula índices expressivos desde quando se firmou no time principal do Barcelona.
Depois de anotar sete gols e sete assistências em 50 jogos na última temporada, o jovem computa 13 gols e 17 assistências em 38 partidas, ostentando uma média próxima de uma participação de gol por jogo. Apesar da pouca idade, ele tem mais de 100 jogos como profissional.
Tostão elenca seleções favoritas à Copa
Ainda falando sobre os confrontos da Data Fifa, Tostão se mostrou contundente ao prospectar que os quatro semifinalistas da Liga das Nações (Espanha, França, Alemanha e Portugal), juntamente com Inglaterra, Brasil e Argentina são as principais favoritas ao título da próxima Copa do Mundo.
Ele, no entanto, citou que equipes como Itália, Holanda e Croácia são verdadeiras ameaças para o top-7 na corrida para o Mundial que terá nova formatação em 2026.