
Jorge Sampaoli, em sua apresentação no Flamengo em abril de 2023 (Gilvan de Souza/CRF)
Jorge Sampaoli é um técnico marcado por seu forte temperamento, com passagens por clubes como Santos, Atlético-MG e Flamengo no Brasil. O técnico argentino ainda dirigiu a seleção de seu país na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
Em entrevista para o ge.globo, o treinador, que está sem clube desde quando deixou o Rennes (França) em janeiro, fez a sua lista dos cinco maiores jogadores de todos os tempos. Pelé foi o único craque brasileiro em sua relação particular.
“A Argentina tem três dos cinco melhores do mundo: Di Stéfano, Messi e Maradona”, declarou Sampaoli, que completou o top-5 com o Rei do Futebol e o holandês Johan Cruyff.
Sampaoli comparou jogador do Flamengo com vencedor da Bola de Ouro
Na visão do experiente técnico, o volante chileno Erick Pulgar, do Flamengo, reúne as mesmas características do espanhol Rodri, do Manchester City, eleito o melhor jogador do mundo pela Bola de Ouro no ano passado.
“Agora renovou com o Flamengo, mas eu queria muito que jogasse na Europa. Para mim, eu disse ao Guardiola, ele é como Rodri. Pulgar, posicionalmente, tem muitas coisas interessantíssimas”, avaliou Sampaoli.
Lamento pela agressão a Pedro
O episódio mais polêmico de sua carreira no Brasil foi a briga em que um integrante da comissão técnica do Flamengo se envolveu com o centroavante Pedro.
O camisa 9 rubro-negro levou um soco do preparador físico Pablo Fernández, logo após uma partida contra o Atlético-MG na Arena Independência em julho de 2023, pelo Brasileirão Série A.
Ao ge.globo, Sampaoli revelou ter pedido para deixar o Flamengo depois da agressão. “Ali terminou tudo”, lamentou, frisando que o clube ali perdia um dos melhores preparadores do mundo. “Inclusive, eu queria sair, porque foi um fato que mudou a história”, completou.