Home Futebol SAF do Fluminense: banco que assessora clube trabalha para criar um fundo de investimento

SAF do Fluminense: banco que assessora clube trabalha para criar um fundo de investimento

Tricolor já teria interessados em comprar futura empresa a fazer a gestão do futebol do clube; opções estão sendo discutidas

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Tricolor tem ajuda de banco para viabilizar SAF (Foto: Divulgação/Fluminense)

Tricolor tem ajuda de banco para viabilizar SAF (Foto: Divulgação/Fluminense)

O Fluminense segue firme com seus próximos passos para constituir sua SAF e negociá-la com investidores. E o clube já prepara modelos para poder atrair o interesse daqueles que gostariam de fazer aportes em seu futebol.

Venda por ‘cotas’

O GE aponta que o banco BTG Pactual, que é parceiro e assessor do Flu na criação da empresa e na busca por tais interessados, deseja criar uma espécie de ‘fundo de investimento’ que teria a participação de vários acionistas. Nesta modalidade, ao invés de um único sócio majoritário, o Tricolor venderia ‘cotas’ de seu futebol para diversos investidores, que teriam parte na administração.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esta proposta é uma das ideias que foram apresentadas aos candidatos a investir dinheiro no clube, mas não seria a única. A venda da SAF para um acionista único, que teria a maior parte de tais ‘cotas’ em sua propriedade, também está sendo estudada, mas o modelo ao qual tal venda deverá acontecer ainda não foi definido.

Estudos seguem

Já existem sondagens captadas pelo BTG Pactual para terem parte nas ações do Fluminense e o banco tem sido encarregado de procurar tais investidores em apresentações. Por enquanto, existe sigilo total em relação aos detalhes das ofertas a serem feitas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

São diversos planos a serem estudados pelo banco e pelo clube para criar e negociar a SAF, sendo que a divisão e cotas para vários investidores é, segundo o portal, aquela que despertou maior interesse do Flu. Uma justificativa seria a que, neste modelo, parte da SAF poderia ser vendida para torcedores interessados em ter uma parte no processo de decisão do futebol e também poderiam ter estofo suficiente para colocar dinheiro no clube. Um modelo que segue uma perspectiva diferente das iniciativas de seus rivais, Vasco e Botafogo, que venderam o controle acionário para um investidor ou grupo individual.

Por enquanto, não houve qualquer proposta formal para negociar a SAF do Fluminense, com esta tendo de ser analisada pelos conselheiros do clube e aprovada por estes antes de ser votada pelos sócios, esta a etapa final para a criação da empresa e a potencial venda desta.

PUBLICIDADE
Better Collective