
Romário, ex-jogador do PSV, durante partida entre PSV e AZ Alkmaar (Broer van den Boom/Orange Pictures)
Romário avalia que Zico está entre os grandes craques do futebol mundial. Enaltecendo o legado pelo Flamengo, o eterno camisa 11 da seleção lamenta a ausência de uma Copa do Mundo no currículo do Galinho. Porém, mesmo incluindo o maior ídolo rubro-negro no top-10 pessoal, o tetracampeão pelo Brasil considera que foi melhor em campo.
“O Zico, pelo que ele fez com a camisa do Flamengo, tem uma importância muito grande para o futebol mundial. Na seleção brasileira, infelizmente, ele não conquistou o Mundial, mas foi um dos grandes caras que a gente teve. Se você me perguntar de 10 caras (melhores), eu vou falar do Zico com certeza. Ele tem uma história respeitável.”, disse Romário, em entrevista ao canal do Lance!, no YouTube.
“Claro (joguei mais).” , acrescentou.
Inspiração de Romário
Marcado como um dos maiores goleadores de todos os tempos, Romário teve inspiração em Reinaldo, figura marcante do Atlético-MG. Levando em conta o talento completo na posição de atacante, o Baixinho não poupa elogios ao artilheiro histórico do Galo.
– Eu nunca tive um ídolo. Mas um cara que eu sempre gostei muito e acompanhei era o Reinaldo, do Atlético-MG. Ele era um cara muito parecido comigo, se posicionava muito bem, finalizava bem, bem destemido e uma personalidade bem forte. Já tive com ele algumas vezes e ele sabe disso.”, externou.
Protagonismo em campo
Sempre acreditando que é “o cara”, Romário jamais fugiu da responsabilidade nos gramados. Neste cenário, em 1994, o Baixinho fez questão de assumir o status de protagonista e, ao lado de Bebeto, foi decisivo para o tetracampeonato da seleção.
“Eu sempre me senti muito importante dentro dos times que eu passei. Eu sempre tive minha responsabilidade e consciência do que esperam de mim.”
“Em uma Copa do Mundo, o cara que é grande tem que aparecer na hora que mais precisa. Eu tenho uma frase: ‘Eu não sou importante o tempo todo, só na hora que precisa’. Eu sabia que as pessoas confiavam em mim e sempre cumpri aquilo que eu coloquei para fazer.”, sinalizou.