Home Futebol Portuguesa conclui processo de criação da SAF e inclui a venda de 80% da participação do clube

Portuguesa conclui processo de criação da SAF e inclui a venda de 80% da participação do clube

Lusa acerta definitivamente a negociação da empresa que fará gestão do clube para investidores, em processo que quase foi suspenso

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Lusa registra oficialmente criação da SAF (Foto: Divulgação/Facebook Oficial Portuguesa)

Lusa registra oficialmente criação da SAF (Foto: Divulgação/Facebook Oficial Portuguesa)

A Portuguesa, agora oficialmente, é uma SAF. O clube finalizou o processo de constituição da empresa qiue fará a gestão do futebol e do estádio do Canindé nesta segunda-feira (31) com o reconhecimento em cartório da criação de tal instituição.

De acordo com o GE, a ata da Assembleia Geral Extraordinária, realizada em meados de março, foi definitivamente reconhecida pelo Primeiro Cartório Oficial de Registros de Títulos e Documentos e Civil da Pessoa Jurídica de São Paulo. Esta era a última barreira burocrática que faltava para legitimar a criação da Sociedade Anônima do Futebol na Lusa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Fim de um processo’

A criação da SAF da equipe já havia recebido anteriormente a homologação tanto da Federação Paulista de Futebol (FPF) quanto da CBF. Maurício Brasileiro, vice-presidente jurídico do clube, falou sobre tal momento, o vendo como o final de todo o processo que ia desde o final de 2024, quando houve a venda da empresa para investidores.

“É um momento muito importante, que finaliza o processo. Trabalhamos muito, junto com a SAF, para conseguirmos isso e ficamos felizes em encerrar esse capítulo. A vontade da torcida, sócios e conselheiros prevaleceu”, disse Brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entenda o caso

Em novembro de 2024, a Portuguesa venceu 80% de sua SAF para Tauá Futebol, empresa que se comprometeu a investir até R$ 1 bilhão em reforços, além de modernizar as estruturas do clube e reformar o Canindé. O acordo já estava encaminhada, mas questões internas quase impediram a realização de tal negócio.

Conselheiros da Lusa fizeram uma contestação do contrato, alegando que o vínculo definitivo tinha algumas ‘diferenças’ em relação à proposta original e estas deveriam ser modificadas. O que quase causou a saída do grupo de investidores e atrapalhou os planos de homologação.

No entanto, a votação da Assembleia Geral dos Sócios aprovou o contrato da SAF e a ameaça de fim da parceria acabou sendo afastada. Agora, os últimos trâmites já foram feitos para a constituição oficial da empresa, para já ter de vez os investimentos e poder registrar em seu nome junto às entidades os jogadores sob contrato.

PUBLICIDADE

“Desde o início, a gente vinha trabalhando incansavelmente para regularizar todas as pendências e, como ficou notório na mídia, tivemos alguns percalços; Porém, creio que a sinergia entre a SAF e a diretoria da Associação fizeram com que tudo caminhasse da melhor maneira, e isso vai fazer a diferença em cada etapa do projeto”, relatou o gerente jurídico da SAF, Daniel Lucas.

PUBLICIDADE
Better Collective