Home Futebol Luxemburgo crava o melhor técnico da história do futebol: “Fenômeno”

Luxemburgo crava o melhor técnico da história do futebol: “Fenômeno”

Treinador não fica em cima do muro e indica protagonista de situação que revolucionou o futebol

Marcel Rauen
Marcel Rauen é um jornalista formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) que atua na área esportiva há cerca de 15 anos. É fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente de futebol. Escreve no Torcedores desde 2015 sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva
Vanderlei Luxemburgo no comando do Corinthians (Rodrigo Coca/Corinthians)

Vanderlei Luxemburgo no comando do Corinthians (Rodrigo Coca/Corinthians)

Considerado um dos melhores treinadores o Brasil de todos os tempos, Vanderlei Luxemburgo revelou qual é o técnico que o inspirou e que considerado o melhor de todos os tempos.

Em entrevista ao “CNN Esporte S/A”, no último domingo (23), o treinador destacou que Zagallo, campeão do mundo em 1970 no comando da seleção brasileira, é o grande nome da história.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Para mim, foi o melhor técnico sem sombra de dúvida. O Zagallo foi fenômeno”, cravou Luxemburgo.

Para Luxa, o “Velho Lobo” foi revolucionário na conquista do tri no Mundial do México em 1970 e as inovações que implantou naquela época perduram até hoje no futebol moderno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Fazer o que ele fez em 1970, de encaixar tantos bons jogadores… Essa é a função do técnico. ‘Ah, não dá. Dá’. Tem que arrumar um jeito. O Zagallo arrumou um jeito, e ainda deixou de fora Edu, Paulo César Caju, Dirceu, qualquer time do mundo quer ter eles. Também recuou o Piazza para a zaga, para ter boa saída de bola. Hoje, os times jogam com volantes que começam o jogo. [Na época] Era Clodoaldo e Gérson, que não eram marcadores, eram meias que jogavam por trás”, explicou Luxemburgo, destacando metodologias de trabalho à frente do tempo de Zagallo.

Zagallo x Rinus Michels

Luxa não tem qualquer dúvida ao apontar que o Zagallo esteve acima do holandês Rinus Michels, vice-campeão da Copa do Mundo de 1974, no comando da Holanda, conhecida como “Laranja Mecânica” pela sua forma inovadora de atuar, com muita pressão e futebol de transição ofensiva.

“Zagallo fez coisas em 1970 que o Rinus Michels não conseguiu repetir em 1974 com a Laranja Mecânica e em lugar nenhum”, completou Luxa, lembrando da disputa do treinador brasileiro com o holandês como os melhores da história.

PUBLICIDADE

Mário Jorge Lobo Zagallo morreu no início de 2024, aos 92 anos, por falência múltipla de órgãos.

PUBLICIDADE

Além do título como treinador da Copa do Mundo de 1970, o treinador levantou a taça da competição ainda como jogador em 1958 e 1962, além de 1994, quando atuou na função de coordenador técnico.

Luxemburgo critica etarismo no Brasil

Ao falar sobre o preconceito que os técnicos mais experientes sofrem no futebol brasileiro, Luxemburgo destacou que esse é um problema na sociedade brasileiro e não só do futebol.

“Nós ficamos com o cabelo branco, com experiência, e nós somos execrados. Essa é a grande verdade”, declarou.

“Qualquer outro país do mundo aproveita a sabedoria da experiência, os sábios. A experiência traz sabedoria, te dá ensinamento”, afirmou o treinador..

PUBLICIDADE
Better Collective