
Copa de 2026 tem duas seleções clasificadas (Foto: Divulgação/Facebook Oficial FIFA World Cup)
A segunda seleção classificada para a Copa do Mundo de 2026 via Eliminatórias foi definida nesta segunda-feira. A Nova Zelândia conquistou a vaga depois de vencer a Nova Caledônia por 3 a 0 na final da zona da Oceania.
A partida, disputada em Auckland, teve domínio dos neozelandeses, em especial no segundo tempo, quando houveram os gols. Aos 16 da etapa final, Michael Boxall abriu o placar para os All Whites. Kosta Barbarouses aumentou a vantagem aos 21 e aos 35, o gol da classificação, marcado por Elijah Just.
Caminho e história
Para obter a vaga na Copa do Mundo, a Nova Zelândia superou Taiti, Vanuatu e Samoa na fase de grupos, e fez 7 a 0 no Fiji nas semifinais. O time venceu todas as cinco partidas que fez na competição, sofrendo apenas um gol e marcando 29.
Será a terceira vez que a seleção neozelandesa disputará o Mundial, tendo o feito antes em 1982 (quando enfrentou o Brasil na primeira fase) e 2010. Nas últimas três edições, os All Whites sempre conseguiam fechar como campeões da zona da OFC (Confederação de Futebol da Oceania) mas caíam sempre nos play-offs.
Vaga direta
O Mundial de 2026, a ser disputado na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), é o primeiro em que a Oceania, desde a formatação mais recente da Eliminatórias, teve vaga direta para o principal certame de seleções do planeta. Até 2022, o vencedor do torneio de classificação da região disputava partidas eliminatórias contra seleções de outros continentes para poder ter o direito de jogar a Copa.
Com a classificação, a Nova Zelândia se juntou ao Japão como seleções que estão, ao lado das três sedes, garantidas na próxima Copa do Mundo. A Nova Caledônia ainda tem a chance de jogar o Mundial, no entanto, sendo classificada para os play-offs mundiais pelo vice na qualificação.