Home Futebol Corinthians ou Palmeiras: qual time tem mais títulos do Campeonato Paulista

Corinthians ou Palmeiras: qual time tem mais títulos do Campeonato Paulista

O Timão segurou o Verdão em Itaquera e ergueu a taça nesta quinta-feira (27), com o empate em 0 a 0 no Derby

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Corinthians x Palmeiras, pela final do Paulistão em Itaquera (Cesar Greco/Palmeiras)

Corinthians x Palmeiras, pela final do Paulistão em Itaquera (Cesar Greco/Palmeiras)

Deu Corinthians com emoção em Itaquera. Com direito a defesa de pênalti de Hugo Souza no segundo tempo, o Coringão resistiu à pressão do Palmeiras com um a menos durante boa parte da etapa final. O 0 a 0 na Neo Química Arena confirmou o título corintiano do Campeonato Paulista ontem (27).

No jogo de ida, o Timão treinado por Ramón Díaz venceu por 1 a 0 no Allianz Parque, com gol marcado por Yuri Alberto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Corinthians abriu cinco títulos de vantagem sobre o Palmeiras

A taça erguida pelo Corinthians foi a 31ª da história do Paulistão, consolidando o time do Parque São Jorge como o maior campeão estadual ao quebrar um tabu de seis anos sem vencer a competição.

O Palmeiras, que buscava o primeiro tetracampeonato da era profissional, continua como o segundo maior vitorioso do Campeonato Paulista com 26 títulos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Empatados na terceira colocação, aparecem São Paulo e Santos somando 22 taças cada. Curiosamente, no século XXI, o SPFC venceu somente duas vezes: em 2005 e em 2021. Já o Peixe não ganha desde 2016.

Paulistano continua como o único tetra consecutivo

Com a perda do título, o Palmeiras de Raphael Veiga, que perdeu um pênalti ontem (27), não conseguiu igualar o antigo Paulistano. O clube, que fechou seu departamento de futebol na década de 30 por não concordar com a profissionalização, obteve o tetracampeonato paulista entre 1916 e 1919.

Mesmo sem entrar em campo há quase 100 anos, o Paulistano segue como o quinto maior vencedor do Paulistão, com 11 títulos.

PUBLICIDADE

Entre os clubes em atividade, há outros campeões estaduais como Portuguesa de Desportos (3 títulos), Ituano (2), São Caetano, Juventus, Inter de Limeira e Bragantino (1 cada).

PUBLICIDADE
Better Collective