Home Futebol Copa do Mundo pode ter mudança importante em 2030; entenda

Copa do Mundo pode ter mudança importante em 2030; entenda

Fifa analisa chance de aumentar participantes de edição centenária do certame, com Copa feminina também tendo mudança considerada

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Copa do Mundo pode ter aumento de participantes em 2030 (Foto: Divulgação/Facebook Oficial FIFA World Cup)

Copa do Mundo pode ter aumento de participantes em 2030 (Foto: Divulgação/Facebook Oficial FIFA World Cup)

A Copa do Mundo de 2030, competição que marcará os 100 anos da competição, poderá ter uma novidade. Segundo o jornal The New York Times, a Fifa deverá analisar um pedido para aumentar o número de participantes do torneio.

A proposta seria de fazer com que o torneio, que será sediado em Espanha, Marrocos e Portugal, seja disputado por 64 clubes. Seria, caso se aprovado, o segundo ‘inchaço’ consecutivo do torneio, que já na próxima edição (2026, na América do Norte), irá para 48 participantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Poucas chances de acontecer

O jornal aponta que uma pessoa ligada à AUF (Federação Uruguaia) teria feito a sugestão durante uma reunião do Conselho da Fifa, realizada na quarta-feira (5). Tal pedido será analisado pela entidade, conforme as regras da federação. No entanto, as chances de tal mudança acontecer são pequenas, ao menos por enquanto.

Um aumento de seleções poderia significar que outros países, além das três sedes principais, poderiam ter partidas da Copa do Mundo. Uruguai, Argentina e Paraguai terão para cada um uma partida do Mundial de 2030, por conta das comemorações do centenário do primeiro torneio, disputado em 1930 no Uruguai. E o desejo de mais partidas na América do Sul não estaria nas contas da máxima entidade do futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Copa feminina também pode mudar

No entanto, o que estaria na previsão da Fifa e de Gianni Infantino, seu presidente, é o aumento de equipes para a Copa do Mundo Feminina. O número atual de participantes é de 32, como será em 2027, no Brasil, e a partir de 2031, subir para 48 seleções, mesmo número que o torneio masculino terá em 2026.

O jornalista Rodrigo Mattos, do Uol Esporte, aponta que este aumento seria o que mais tem possibilidade de acontecer no futuro. Tal proposta também deverá ser analisada pela entidade antes de se verificar qualquer decisão pela alteração no número de participantes.

PUBLICIDADE
Better Collective