Home Futebol Paulistão: torcida do Botafogo-SP fala em “censura” após ter faixa retirada do estádio

Paulistão: torcida do Botafogo-SP fala em “censura” após ter faixa retirada do estádio

Torcedores do clube de Ribeirão Preto estão insatisfeitos com este início de Campeonato Paulista e com o trabalho da SAF

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Torcida do Botafogo-SP no último jogo do Paulistão (João Victor Menezes de Souza/Agência Botafogo)

Torcida do Botafogo-SP no último jogo do Paulistão (João Victor Menezes de Souza/Agência Botafogo)

No último final de semana, o Botafogo-SP finalmente conseguiu a primeira vitória no Paulistão 2025 e deixou a lanterna da competição.

O time comandado por Márcio Zanardi não começou bem o campeonato e somava apenas quatro pontos em sete jogos. Porém, no sábado (08), o time venceu o Velo Clube por 1 a 0 e deixou a zona de rebaixamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E um fato chamou a atenção durante a partida. Parte da torcida exibiu uma faixa escrito “fora Adalberto”, em protesto contra Adalberto Baptista, presidente da SAF do clube. Mas, a faixa foi retirada pelos policiais, que justificaram em nota (veja abaixo).

O vídeo do momento circula nas redes sociais, onde a torcida do Pantera que estava no local começa a se revoltar com a atitude.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Veja o vídeo abaixo gravado por um torcedor:

Polícia Militar se manifesta

Em nota, a Polícia Militar deixa claro que o torcedor não solicitou entrar com a bandeira, algo que é de praxe e de conhecimento dos torcedores. Além disso, a PM diz que a faixa foi retirada de acordo com o artigo 158, inciso X, da Lei Geral do Esporte, já que havia palavras ofensivas.

Veja a nota na íntegra:

PUBLICIDADE

A Polícia Militar esclarece que, no jogo entre Botafogo x Velo Clube, ocorrido no último sábado (08), no estádio Santa Cruz em Ribeirão Preto/SP, um torcedor do Botafogo entrou com uma bandeira nas costas (dobrada) do Botafogo, passando imperceptível ao policial militar na revista que havia outros dizeres e, ao chegar na arquibancada, estendeu-a na grade que dá visibilidade ao campo, com palavras ofensivas à diretoria do Botafogo.

PUBLICIDADE

Os Policiais Militares agiram conforme o que preconiza o Art. 158, inciso X, da Lei Geral do Esporte N° 14.597 de 14/06/23:

Art. 158. São condições de acesso e de permanência do espectador no recinto esportivo, independentemente da forma de seu ingresso, sem prejuízo de outras condições previstas em lei: X – não utilizar bandeiras, inclusive com mastro de bambu ou similares, para outros fins que não seja o de manifestação festiva e amigável;

Cumpre ressaltar que não foi recebido e-mail solicitando a entrada de tal bandeira, conforme é de praxe e conhecimento dos torcedores.

Botafogo-SP não começa bem o Paulistão

O Botafogo de Ribeirão Preto começou a última rodada na zona de rebaixamento do Campeonato Paulista. Embora tenha conseguido um bom empate diante do Santos, na estreia de Neymar, o time acumulava quatro empates e três derrotas na competição.

PUBLICIDADE

E essa insatisfação com o time vem desde 2024. No ano passado, o Pantera brigou contra o rebaixamento no Brasileirão Série B, escapando apenas nas últimas rodadas. No Paulistão do ano passado, o time também brigou contra o rebaixamento, terminando em último no grupo D.

Próximos jogos do Botafogo-SP

Restando quatro rodadas para o fim do Paulistão, o time de Ribeirão Preto praticamente não tem mais chance de se classificar. Em terceiro no grupo A, com 7 pontos, a diferença para o Mirassol, que é o segundo colocado, é de 9 pontos. E o Corinthians, líder do grupo, já está classificado.

Portanto, a luta é de fato para permanecer na Série A1 do estadual. Nas últimas rodadas, o clube enfrenta o Red Bull Bragantino, Ponte Preta, Palmeiras e Novorizontino.

Better Collective