
Ceni durante entrevista coletiva - Divulgação/Bahia
Mais do que um técnico e ex-atleta profissional, Rogério Ceni é uma voz levada em consideração até mesmo para reflexões mais profundas que envolvem o momento atual do futebol brasileiro. No aspecto financeiro, por exemplo, o ídolo do São Paulo falou sobre o forte giro de capital no mercado da bola.
“É um mercado brasileiro estranhamente diferente do país que atravessa uma grande crise, mas que deve ser o segundo ou o terceiro mercado aí no mundo que mais movimenta dinheiro. Jogadores com potencial de jogar na Europa ainda. Mostra a força do investimento do futebol no nosso país”, destacou o treinador em entrevista à ESPN.
Ceni destaca filosofia do Palmeiras
O Palmeiras, por exemplo, nestes últimos anos, foi protagonista dentro e, sobretudo, fora dos gramados. Referência na formação de atletas, o Verdão tem se destacado por negociar suas joias por valores astronômicos.
Depois de Endrick e Estêvão, jogadores do setor ofensivo, desta vez o clube negociou o zagueiro Vitor Reis por 35 milhões de euros (cerca de R$ 219 milhões). Ceni destacou a movimentação do rival paulista no mercado.
“Até as próprias vendas de jogadores, você vê o Palmeiras vendendo jogadores para 30, 40 milhões de euros, um defensor para o exterior. Mostra o momento positivo do futebol e que se contradiz um pouco com o país de maneira geral, mas em matéria de futebol é um movimento agressivo e positivo”, exaltou Ceni.
Palmeiras é exemplo também no campo
Ceni considera o Palmeiras um exemplo a ser seguido pelas equipes que almejam grandes conquistas no Brasil. Em sua avaliação, o time comandado por Abel Ferreira está sempre entre as principais do país,, disputando com Flamengo, Botafogo, entre outras.
Para o ex-goleiro, este é um modelo a ser ‘copiado’ pelo Bahia na busca de recuperar seu espaço no cenário nacional.
“Alguns times estão acostumados a chegar nestes jogos decisivos. Os últimos anos mostram Palmeiras e Flamengo chegando a muitas decisões de Libertadores, Copa do Brasil etc. Perdendo, ganhando, mas se é algo que você quer solidificar, é se fazer presente e cada vez adquirir alguma coisa”, avisou Ceni.