
Renato Paiva já esteve no Nilton Santos observando Botafogo (Hector Vivas/Getty Images)
O Botafogo anunciou na manhã desta sexta-feira (28) a contratação do português Renato Paiva como novo treinador do clube. De acordo com nota oficial, o contrato de Paiva é válido até 2027.
A apresentação do profissional de 54 anos deve ocorrer, também nesta sexta no Estádio Nilton Santos, às 13h. Ele chega para substituir o também português Artur Jorge, que deixou o comando do Fogão no final de 2024, após conquistar o Brasileirão e a inédita Libertadores.
Treinador deixou o Bahia após postagem polêmica
Mas se engana quem acha que essa será a primeira passagem de Renato Paiva pelo futebol brasileiro. No começo de 2023, ele chegou para assumir o Bahia, já contando com o dinheiro do Grupo City nos cofres do Tricolor Baiano. Nessa passagem, Paiva conquistou o título Baiano daquela temporada, mas sua saída se deu, depois que uma postagem feita por torcedores com o técnico com orelhas de burro começou a circular.
No total, o profissional comandou o Esquadrão de Aço em 51 partidas (20 vitórias, 15 empates e 16 derrotas), com aproveitamento de 49%.
Paiva tem passagens por Benfica e Independiente Del Valle
Além de comandar o Bahia, em seu currículo, o treinador comandou as categorias de base do Benfica, o Independiente Del Valle do Equador. No país sul-americano ele conquistou o campeonato nacional em 2021. Antes de chegar ao Botafogo, Renato ainda treinou o León e o Toluca no futebol do México.
Técnico acompanhou derrota do Botafogo na Recopa
O fato é que Renato esteve no Nilton Santos para acompanhar a derrota de seu novo time por 2 a 0. A partida foi válida pelo jogo de volta da Recopa Sul-Americana, que teve o Racing da Argentina como campeão. A equipe azul e branca, já havia vencido o confronto de ida em Avellaneda pelo mesmo placar na última quinta-feira (21).