Home Futebol Luxemburgo define melhor lateral-esquerdo da história do Brasil: “Disparado”

Luxemburgo define melhor lateral-esquerdo da história do Brasil: “Disparado”

Ex-técnico da seleção, mesmo abaixo do top-1, também quis exaltar o patamar atuando na função

Bruno Romão
Bruno Romão atua, como redator do Torcedores.com, na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.
Luxemburgo, em entrevista à ESPN - Reprodução/YouTube

Luxemburgo, em entrevista à ESPN - Reprodução/YouTube

Vanderlei Luxemburgo não possui dúvidas sobre o melhor lateral-esquerdo da história do futebol brasileiro. Apesar do desempenho recente de Marcelo pelo Real Madrid, o legado de Roberto Carlos esteve totalmente atrelado ao posto. Sem acompanhar a trajetória completa de Nilton Santos, o profissional multicampeão, que atuou na função ao longo da carreira, foi convicto na resposta.

“Lateral-esquerdo? Roberto Carlos! Disparado.”, disse Luxa, ao PodeMais, no YouTube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Dizem que foi o Nilton Santos, mas eu não vi na época. Eu incomodava bem os outros (risos). Dava porrada. A bola passava. O cara, não.”, acrescentou.

Nível de Luxemburgo

Embora tenha ganhado mais prestígio como treinador, Luxemburgo quis valorizar o status atingido no Flamengo. Neste cenário, em comparação com o Maestro Júnior, houve uma sinalização de superioridade pelo equilíbrio exigido na lateral-esquerda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“A geração de ouro do Flamengo que foi campeão do mundo, aquela geração começou jogando junto. Andrade, Adílio, Zico, Júnior, Tita… todos começaram ao mesmo tempo. Eu sou um ou dois anos mais velho que eles.”

“Eu era mais lateral que o Júnior! Só que era menos jogador tecnicamente. Mas, como lateral, eu era completo. Eu marcava, apoiava e decidia. O Júnior era do meio para frente, mas não sabia fazer do meio para trás. Eu falava: ‘Eu ganho de você fácil atrás’. Na frente, eu fazia quase o que ele fazia.”, relatou.

Lateral acima de Cafu?

Ficando em cima do muro na escolha entre Marcos e Dida, Luxemburgo vê um debate complicado ao comparar grandes jogadores. Diante disso, ao falar do tamanho de Cafu no futebol brasileiro, o técnico avalia que Leandro, ídolo do Flamengo, foi um jogador melhor do ponto de vista técnico.

PUBLICIDADE

“O Cafu não foi campeão do mundo? Vocês acham que o Leandro, lateral-direito do Flamengo, jogou menos que o Cafu? Jogou dez vezes mais, mas não foi campeão do mundo.”, opinou.

PUBLICIDADE
Better Collective