Home Futebol Leão surpreende ao eleger trabalho mais marcante como técnico: “Melhor do que ser campeão”

Leão surpreende ao eleger trabalho mais marcante como técnico: “Melhor do que ser campeão”

O ex-goleiro e ex-técnico aposentado também recordou outras atuações que guarda com carinho como treinador

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Leão surpreende ao eleger trabalho mais marcante como técnico: “Melhor do que ser campeão”

Emerson Leão, ex-goleiro e ex-técnico (Reprodução)

Emerson Leão foi entrevistado no quadro Abre-Aspas do ge.globo. Uma das pautas da conversa foi a carreira vitoriosa do ex-camisa 1 como técnico.

O profissional que dirigiu a seleção brasileira em 2000 e 2001 foi questionado sobre qual foi o trabalho mais especial que teve como treinador. Inicialmente, Leão recordou de suas passagens por Sport e Santos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pelo clube pernambucano, foi técnico durante a campanha do título brasileiro de 1987, ao mesmo tempo em que encerrava sua carreira de goleiro. Na Ilha do Retiro, também festejaria o estadual em 2000. “Eu tenho carinho pelo Sport, nós não éramos nada, fomos tudo, fomos campeões”, disse o ex-arqueiro.

Leão viu um Santos ‘horroroso’ antes do título

Pelo Santos, conduziu uma equipe recheada por jovens como Robinho, Diego Ribas e Elano ao título do Brasileirão de 2002.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O Santos estava horroroso”, reconheceu Leão. “O presidente não tinha dinheiro, disse que a gente ia cair, eu falei, vamos cair juntos, não tem problema. Colocamos os moleques, foram maravilhosos”.

Na mesma entrevista para o ge.globo, reforçou o que havia dito durante uma resenha com o narrador Nilson Cesar na semana passada, de que pretende visitar Robinho na prisão.

“O Internacional venceu um dos melhores Palmeiras de todos os tempos”

Um pouco antes, Emerson Leão topou o desafio de dirigir o Internacional nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro em 1999.

PUBLICIDADE

A passagem por Porto Alegre ficou marcada pelas desavenças com Dunga, além da séria ameaça de rebaixamento em que o Colorado se livrou somente na última rodada.

PUBLICIDADE

Na oportunidade, o Internacional precisava da vitória para não cair. E conseguiu ganhar por 1 a 0 num jogo dramático contra o Palmeiras de Felipão no Beira-Rio, com o gol marcado justamente por Dunga.

“Nós não fomos campeões, mas foi melhor do que ter sido campeão, porque nós salvamos para não cair no último jogo, contra um dos maiores times que o Palmeiras fez, que foi o time da Parmalat, o time do dinheiro”, recordou. “Isso, para mim, tem muito valor”.

O Internacional hoje

O Colorado segue firme e forte no Campeonato Gaúcho em busca de quebrar o jejum de títulos e tem como seu principal rival o Grêmio; a última conquista do clube foi justamete o regional no ano de 2006.

Better Collective