Home Outros Esportes CBFA anuncia campeonato único em 2025

CBFA anuncia campeonato único em 2025

Após meses de negociações, entidades organizadoras do futebol americano no Brasil decidiram unificar torneios neste ano

Antonio Carlos Junior
Jornalista graduado pela UNIP e verdadeiramente apaixonado por esportes. Já escrevi sobre diversas modalidades como futebol nacional e internacional, basquete, futebol americano, automobilismo, tênis, rugby e muitas outras. Redator do Torcedores.com desde 2018, possuo mais de 1000 produções. Atuo também como comentarista de jogos do NBB no Jumper Brasil.
Divulgação / CBFA

Divulgação / CBFA

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (11), a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) e a Associação de Clubes de Futebol Americano (ACFA) divulgaram acordo de unificação dos campeonatos da modalidade a partir da edição de 2025.

As negociações entre CBFA e ACFA aconteciam há alguns meses e se intensificaram após as eleições no fim de 2024. Com a reunificação dos campeonatos, as instituições seguirão o compromisso de fomentar e desenvolver o Futebol Americano no Brasil. Além disso, a expectativa é gerar um campeonato mais competitivo e com maiores possibilidades comerciais, aproveitando o crescimento da modalidade em solo brasileiro devido a presença da NFL e do flag football nos Jogos Olímpicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O comunicado ainda reitera que todos os títulos nacionais da Liga BFA, campeonato organizado pela ACFA, serão reconhecidos pelo CBFA. As instituições trabalharão juntas na organização do novo campeonato nacional.

Por fim, em breve a CBFA deve divulgar mais detalhes sobre regulamento e fórmula de disputa da nova competição. A expectativa é que se mantenha o formato com três divisões, que foi base do Brasileirão de FA nos últimos anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o jornalista Matheus Ornellas, será construída uma nova marca, substituindo tanto o Brasileirão como a Liga BFA. Além disso, o novo torneio terá dois comissários. Sendo um representante da CBFA e outro da ACFA.

Confira o comunicado da CBFA

Better Collective