Home Futebol Candidato à presidência da CBF, Ronaldo critica técnicos brasileiros: “Paramos no tempo”

Candidato à presidência da CBF, Ronaldo critica técnicos brasileiros: “Paramos no tempo”

Ao mesmo tempo, o Fenômeno pentacampeão confessou admiração pelo técnico português Abel Ferreira, do Palmeiras

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Candidato à presidência da CBF, Ronaldo critica técnicos brasileiros: “Paramos no tempo”

Ronaldo Fenômeno, umas das maiores lendas da história do futebol mundial. Foto: Buda Mendes/Getty Images

Ronaldo Fenômeno foi o convidado de Romário no programa De Cara com o Cara, publicado nesta quinta-feira (13). A entrevista foi concedida na casa do Baixinho em novembro, um mês antes do ex-camisa 9 anunciar sua intenção de concorrer à presidência da CBF no ano que vem.

Ronaldo foi questionado por Romário se existe a necessidade da seleção brasileira ter um técnico estrangeiro. Assim, o Fenômeno admitiu que os treinadores do Brasil ficaram para trás com relação aos profissionais de fora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Eu acho que os treinadores brasileiros estão dois degraus abaixo do nível mundial, porque nós não evoluímos. Nós paramos no tempo”, avaliou o eterno artilheiro.

“Estamos sendo superados”

Porém, Ronaldo acredita que os técnicos formados no futebol brasileiro irão igualar o patamar dos europeus em breve.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Há pouco tempo que foi criado o curso de treinadores na CBF e eu acho que as novas gerações que fazem esses cursos, que estão se preparando pro futebol adequadamente, vão acompanhar essa evolução”, projetou o empresário.

Ao mesmo tempo, detalhou uma melhora do futebol praticado no Velho Continente. “A gente ficou parado um pouco no tempo, tanto na velocidade, tanto na característica de jogador. Hoje você enfrenta um time alemão, por exemplo. Os caras têm 1,90m e os caras são rápidos que nem um cara de 1,70m. São fortes e tecnicamente o europeu melhorou muito. Isso é trabalho, isso é desenvolvimento”, avaliou.

Desse modo, Ronaldo admite que o Brasil não possui mais uma supremacia no cenário mundial. “A gente dominou o futebol mundial durante muitos anos e agora é hora da gente ter a humildade suficiente de entender que estamos sendo superados. Não é à toa que a gente não ganha Copa do Mundo. É porque alguma coisa a gente tá fazendo mal”, lamentou o ex-gestor da SAF do Cruzeiro.

PUBLICIDADE

Ronaldo destacou ‘coerência’ de Abel Ferreira

Perguntado por Romário sobre Abel Ferreira, Ronaldo não economizou elogios ao português, afirmando que o palmeirense é muito bom treinador.

PUBLICIDADE

“Acho ele muito coerente. Eu acho incrível, inclusive, a paciência e as brigas que ele tem na imprensa”, declarou o Fenômeno.

“Porque a gente tem que evoluir num todo. Não é só treinador. A gente contrata treinador estrangeiro que vem pra cá e faz bem. A gente tem que saber admitir e entender o porquê que tá indo bem, o que que esse cara tá fazendo bem, porque que ele tá tendo esses resultados”, concluiu.

Better Collective