
Botafogo acerta com treinador português (Foto: Divulgação/CD Santa Clara)
Mais um português deverá comandar o Botafogo na ‘era SAF’. Nesta semana, o clube progrediu na contratação do português Vasco Matos, atual comandante do Santa Clara, segundo informação postada pelo GE.
De acordo com o portal, as conversas estão avançadas e a passos da oficialização da contratação do treinador, que ainda depende de alguns detalhes. O principal deles já está acertado por John Textor, principal acionista do clube, que é o pagamento da multa rescisória ao Santa Clara, esta de 1 milhão de euros (R$ 5,9 milhões), além da duração do contrato, este de dois anos.
Desejo antigo
O acerto iminente com Vasco Matos encerra uma jornada de idas e vindas iniciada com a ‘novela’ envolvendo a permanência de Artur Jorge, que acabaria indo para o Al Rayyan (Catar). E na qual o futuro comandante do Glorioso sempre teve as atenções do investidor do clube de General Severiano.
Desde o começo da procura, o nome do português de 44 anos foi citado como candidato a comandar o Botafogo. Isto em meio a uma série de nome de peso que foram oferecidos e sondados, casos de Rafa Benítez, Roberto Mancini e Tata Martino. Todos eles que não quiseram aceitar o convite de Textor para comandar o Fogão
Quem é Vasco Matos?
Vasco Matos tem se credenciado pela temporada de sucesso que vem fazendo no comando do Santa Clara, atual quinto colocado do Campeonato Português. O time dos Açores tem sido a surpresa da liga local e entrado firme na disputa para estar nas competições continentais da próxima temporada. Isto, além do fato de ter potencial de se enquadrar no estilo que a SAF quer para o Glorioso, foram fatores que resultaram em sua escolha.
Desde a saída de Artur Jorge, Carlos Leiria e Cláudio Caçapa, que assumiu na última semana o cargo de treinador ‘interino’, comandaram o clube em 2025. Ainda não há previsão de quando o novo comandante poderá estrear pelo Alvinegro.