
Abel Braga, ex-técnico (Reprodução/YouTube)
Abel Braga abordou o Mundial de Clubes da Fifa, que estreará seu novo formato ampliado em 2025 reunindo 32 clubes nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho.
Em entrevista para o jornalista Duda Garbi no programa Um Assado para… no YouTube, o treinador aposentado não descartou que um time brasileiro volte a ganhar a competição.
O último foi o Corinthians em 2012, enquanto o penúltimo acabou sendo o próprio Abelão dirigindo o Internacional em 2006.
“Eu acho que algumas equipes estão caminhando para isso”, introduziu o ex-treinador, ao comentar sobre o novo formato do torneio com 32 clubes. “Ele te dá uma chance de recuperar porque são três jogos”, observou, citando a fase de grupos.
Abel Braga: “Vai ter muito jogador contrariado em jogar o Mundial”
Assim, Abel Braga acredita que os brasileiros terão condições de surpreender. “Vai depender muito da performance de outras equipes, então acho até que tem mais possibilidades”, avaliou.
Ao mesmo tempo, trouxe uma comparação com os times europeus. “Nós vamos estar em meio de temporada e eles não. Com certeza, muito jogador contrariado”, pontuou, sobre a interrupção das férias dos atletas dos clubes do Velho Continente para atuar no Mundial.
Destaque para o Flamengo
Ao analisar as perspectivas das equipes que representarão o Brasil no Mundial de Clubes, chamou atenção para uma queda palmeirense. “Palmeiras agora deu uma caidinha”, pontuou.
Em contrapartida, apontou o Flamengo como o time com as maiores chances no torneio da Fifa. “Flamengo agora tá voltando a ser forte, forte pra caramba. Então, acho que tem possibilidade”, declarou Abelão.
Sobre o Botafogo, viu o time como injustiçado no Mundial de 2024. “Botafogo ano passado foi aquela loucura e aquele absurdo. Você jogar um domingo, viajar para jogar depois na quarta-feira. Fuso horário, o avião deu tudo errado, tudo foi errado”, protestou.
Por fim, não economizou elogios à equipe comandada por Artur Jorge em 2024 que ganhou Brasileirão e Libertadores. “O que o Botafogo jogava ano passado era absurdo. Beleza, lindo de ver jogar”, exaltou.