Wesley terminou 2024 em alta, sendo titular absoluto do Flamengo e um dos destaques do clube no título da Copa do Brasil. Valorizado pelo seu desempenho, o jogador apareceu como um dos melhores atletas do mundo na última temporada com base em estudo publicado nesta quarta-feira (15), pelo Observatório do Futebol (CIES).
O lateral-direito aparece na 6ª posição mundial entre todos os jogadores sub-23 das principais ligas, com exceção das 5 principais ligas europeias (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália).
A frente do brasileiro estão Zeno Debast, zagueiro do Sporting de Portugal, que ocupa a 1ª colocação. Em seguida aparecem o zagueiro Ruan Flamingo e o meia Malik Tillman, ambos do PSV da Holanda, Georgiy Sudakov, meia do Shakhtar Donetsk e Álvaro Carreras, atacante do Benfica.
Propostas pelo atleta do Mengão
Wesley esteve próximo de deixar o Flamengo em agosto do ano passado. Com aval de Tite, técnico do clube na época, a diretoria aceitou uma proposta de 20 milhões de euros da Atalanta da Itália. Porém a equipe italiana desistiu da negociação.
Já em 2025 o clube rejeitou propostas recentes pelo lateral-direito. A primeira foi do Aston Villa enquanto a mais recente foi do Zenit.
Como foi feito o estudo?
O ranking do CIES foi gerado com base em um índice do site de acordo com as atuações dos jogadores em 2024. A analise considera seis áreas de jogo, com dados da empresa Wyscout e aponta os atletas que ainda não estão atuando nas principais ligas europeias.