Em uma entrevista concedida ao canal “Futeboteco”, no Youtube, o jornalista Vitor Birner, que atualmente está na ESPN, foi questionado se o Raí, ídolo do São Paulo, jogou mais que o seu irmão Sócrates, ídolo do Corinthians.
Sem se alongar muito, o comentarista entende que sim, mas disse que era amigo de Sócrates e elogiou o lado pessoal dele.
“Sim, eu acho que sim [Raí jogou mais]. Se o Raí tivesse feito por outro clube tudo que ele fez pelo São Paulo, haveria essa discussão?”, iniciou.
“O Sócrates via o futebol muito além do jogo em campo, ele via como um instrumento de mobilização social, ele não ligava para críticas… é uma das melhores pessoas que conheci na vida. Então, não gosto de fazer essa comparação, gosto da família deles. Agora, como jogador, se eu tivesse que contratar um deles, eu não pensaria duas vezes em qual”, completou.
Vitor Birner não poupou elogios ao Raí
Depois, o jornalista entende que o ex-meia do São Paulo não recebe o devido valor que deveria aqui no Brasil. Ele diz que o ídolo são-paulino é mais valorizado fora.
“O Raí foi o melhor jogador do mundo por um ano e meio. Ele era disparado o principal jogador do São Paulo do Telê. Quando ele sai, o São Paulo cai de nível. O Raí em 2020 foi eleito em uma pesquisa como o maior jogador da história do PSG. Mas, aqui, ele é tratado como se fosse só mais um jogador”, opinou o comunicador.
Pelo Tricolor paulista, Raí foi campeão do Mundial de Clubes, do Brasileirão e duas vezes da Libertadores, sob o comando de Telê Santana, no início dos anos 90. Sobre esse time histórico, Vitor Birner coloca como o segundo maior da história do futebol brasileiro, abaixo apenas do Santos de Pelé.
São Paulo e Corinthians se enfrentam hoje
Os irmãos Sócrates e Raí fizeram história em dois rivais paulistas. Um no São Paulo e outro no Corinthians. Curiosamente, as duas equipes se enfrentam hoje (26). O clássico acontece no MorumBIS, às 18h30, em duelo válido pela 4ª rodada do Campeonato Paulista.