O jornalista Vitor Birner esteve no “Futeboteco”, exibido no Youtube, onde falou sobre diversos assuntos, como futebol brasileiro, europeu e seleção brasileira.
Então, o comunicador relembrou do São Paulo do Telê Santana, no início dos anos 90, que venceu duas Libertadores, dois Mundiais e o Campeonato Brasileiro. Na opinião dele, esse time é o segundo maior da história do futebol brasileiro, mas não é valorizado como deveria.
“Eu acho o São Paulo do Telê Santana ultra-subestimado na avaliação geral. Eu acho esse time do São Paulo o segundo principal time da história do país, só perde para o Santos do Pelé. E ninguém fala isso”, iniciou.
“O São Paulo teve, por um ano e meio, o melhor time do mundo. O São Paulo foi no Ramon de Carranza e no Teresa Herrera e meteu 4 no Barcelona, 4 no Real Madrid. Você pega as declarações do Cruijff e do Guardiola falando daquele São Paulo…”, relembrou Birner.
Jornalista coloca São Paulo acima do Real Madrid
Depois, Vitor Birner fala da importância histórica do São Paulo para o futebol mundial, principalmente por causa desse time comandado pelo Telê. Sendo assim, ele entende que o Tricolor, juntamente com o Santos, são dois clubes maiores do que o Real Madrid.
“A maioria acha o Real Madrid o maior time do mundo, mas eu vejo o futebol de outra forma. O que torna um time grande? Torcida, títulos, relevância nacional e internacional, patrimônio, influência no jogo… o Santos do Pelé foi o melhor time do mundo porque foi a base principal da era de ouro do futebol brasileiro, que fez o futebol brasileiro ter o respeito que tem até hoje. E o Real Madrid não tem isso”, disse.
“Quais os grandes jogadores revelados pelo Real Madrid na história? Qual a influencia na mudança de jogo que tem o Real Madrid na história? O Guardiola tem influência do Cruijff, que admirava e falava do São Paulo do telê. O São Paulo do Telê não tinha centroavante. Aquele São Paulo tem uma influência na mudança do jogo”, completou.
Feitos do SPFC
Por fim, Vitor Birner relembra outros feitos do São Paulo para o futebol mundial, como ceder jogadores à seleção brasileira, além de revelar grandes craques.
“As seleções campeões do mundo, três dos cinco capitães jogaram no São Paulo. Até ontem, o último brasileiro melhor do mundo era o Kaká, revelado pelo São Paulo. Então, não consigo achar que o Real Madrid é maior que o São Paulo e Santos, na minha maneira de ver futebol”, finalizou o jornalista.