Apesar do destaque pelo Real Madrid, inclusive sendo eleito recentemente o melhor jogador do mundo, Vinicius Júnior esteve longe de figurar entre os principais artilheiros em 2024.
Conforme estudo publicado pelo Observatório do Futebol (CIES), o craque brasileiro teve 32 gols marcados na última temporada, contando jogos pelo time espanhol e pela seleção brasileira.
A liderança do ranking em 2024 ficou com Viktor Gyökeres do Sporting, com 64 gols. Em seguida aparece Haaland, do Manchester City, (52), seguido de Harry Kane, do Bayern de Munique (47) e Cristiano Ronaldo, do Al-Nassr (44).
Além disso, Vini Jr foi superado por outros brasileiros no posto de maiores goleadores mundiais. Rafaelson Bezerra, do Narn Dinh, balançou as redes em 41 oportunidades, entrando no Top-10, enquanto Anderson Lopes, do Yokohama F Marinos, teve 36 gols.
Ranking completo
- Player – jogador
- Goals – número de gols
- Minutes / goal – minutos para marcar um gol
- CL-DOM – gols marcados em ligas nacionais
- CL-INT – gols marcados em ligas internacionais
- TM-NAT – gols pela seleção, considerando principal, sub-23 e sub-21
- Current club – clube atual
- Age – idade
Reprodução CIES
Falta de gols do craque na seleção brasileira
Um fato que ajuda a entender a posição de Vinicius Júnior no ranking é seu desempenho com a seleção do Brasil. Isso porque o jogador fez apenas cinco gols em 37 jogos oficiais pela equipe canarinho.
Para efeito de comparação, em 2024, considerando competições internacionais de clubes, como a Champions League, Vini balançou as redes em 10 oportunidades, superando quase todos os atletas do Top-10 do ranking, com exceção de Ayoub El Kaaki, do Olympiacos.
Por esse quesito, o brasileiro estaria na 4ª colocação, atrás de Salomón Rondo, do Pachuca, e Juninho, novo reforço do Flamengo, ambos com 11 gols.