Home Futebol Veja quanto era o salário de Garrincha em tempos de Botafogo

Veja quanto era o salário de Garrincha em tempos de Botafogo

Lenda do Glorioso confessou na década de 70 que ganhou pouco ao longo da carreira como jogador de futebol

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.
Garrincha, maior ídolo do Glorioso. Foto: Divulgação/Botafogo

Garrincha, maior ídolo do Glorioso. Foto: Divulgação/Botafogo

Maior jogador da história do Botafogo e um dos maiores talentos que o futebol já viu, Garrincha tem um grande legado nas quatro linhas e é considerado uma lenda brasileira.

Na década de 60, ele era protagonista de um time repleto de craques e que batia de frente com o Santos de Pelé em alguns momentos. Além disso, o eterno camisa 7 brilhou na Copa do Mundo de 1962 e levou a seleção brasileira ao título após lesão do ‘Rei’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O ‘Mané’, que faleceu em 20 de janeiro de 1983, tem uma linda história no futebol, sendo bicampeão da Copa com a ‘amarelinha’.

Qual era o salário de Garrincha?

Em 1978, o ex-camisa 7 concedeu entrevista ao programa Vox Populi, da TV Cultura. Ele não chegou a revelar o salário mensal, mas disse que ganhou pouco ao longo da carreira, confessou que gastava muito com cigarros e contou o valor de luvas que recebeu ao renovar com o Glorioso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Dinheiro no futebol eu ganhei muito pouco. Outro dia eu estava conversando com um amigo meu e falei que, em 1962, quando o Brasil já era bicampeão e o Botafogo bicampeão também, foi a e primeira e única luva que eu ganhei no Botafogo”, disse Garrincha na época.

“Um contrato de três anos, quer dizer, meu contrato terminou em 1965, antes da Copa do Mundo de 1966. E aquela foi a única luva que ganhei, de 150 mil cruzeiros”, revelou a lenda.

“Então foi o ordenado mais alto que eu tive a única luva que eu ganhei em 13 anos no Botafogo. O que eu ganhei foi ‘bicho’, gratificação e tal, não ganhei muito dinheiro. Em compensação, também não gastei muito. Eu não sou uma pessoa de gastar dinheiro à toa”, completou ele.

PUBLICIDADE

Quanto o Botafogo pagou pelo craque?

Multicampeão pelo Alvinegro Carioca e maior ídolo, o ex-atacante foi comprado por um valor modesto. Segundo documentação encontrada pela jornalista Elisa Caiaffa, o Fogão desembolsou apenas R$ 4 mil, em valores atuais, ao Serrano Futebol Clube, isso em 1953, quando ele tinha apenas 19 anos de idade.

PUBLICIDADE
Better Collective