Tostão fez análise sobre o estilo de jogo de algumas equipes do futebol mundial, em texto publicado neste sábado (25), na Folha de S. Paulo, e aproveitou para exaltar o potencial de Vinícius Júnior e Raphinha, colocando os jogadores de Real Madrid e Barcelona, entre os melhores na atualidade.
Na avaliação feita, o comentarista foi enfático ao apontar que a seleção brasileira pode ter um quarteto ofensivo incisivo e estrelado com a dupla junto com Neymar e Rodrygo. Para isso, no entanto, ele destacou a necessidade de uma aplicação tática intensa dos meias, no intuito de não deixar o time exposto.
“A marcação com apenas dois no meio campo funciona bem se há ajuda dos dois pontas. No Real, Rodrygo faz isso bem pela direita, mas Vini fica pelo meio do caminho. Ele, com razão, quer jogar mais perto do gol, onde executa suas maravilhosas jogadas”, iniciou Tostão.
“Vinícius Júnior e Raphinha estão hoje entre os melhores jogadores do mundo. Rodrygo está próximo dos dois. Se Neymar voltar a brilhar, a seleção terá um poderoso quarteto ofensivo e a desvantagem de deixar apenas dois jogadores para marcar no meio campo, a mesma dificuldade do Real Madrid. Vale a pena correr o risco desde que seja bem planejado”, pontuou o ex-jogador.
Tostão sugere medida para a seleção
Em outro momento do texto opinativo, Tostão destacou que a CBF poderia replicar a tática de colocar um assistente “conselheiro” para ajudar Dorival Júnior no atual ciclo da Copa do Mundo de 2026.
O comentarista se baseou nos exemplos de sucesso nos títulos de 1970, 1994 e 2002, quando Zagallo, Parreira e Felipão contaram com auxílio nos bastidores, com um integrante adicional ajudando em alguns apontamentos, visando ajustes nas equipes.
Quarteto pode estar junto em março
Os quatro jogadores citados por Tostão podem performar juntos na seleção brasileira na retomada do calendário das Eliminatórias, programado para a partir do dia 20 de março, no confronto da 13ª rodada, frente à Colômbia.
O trio Vinícius Júnior, Rodrygo e Raphinha já está sendo convocado, ao passo que Neymar amargou um longo período de recuperação após se lesionar gravemente. O atacante tem retorno previsto para a primeira Data Fifa de 2025, mas ainda depende do aval do departamento médico do escrete.