Tostão aponta time que tem estratégia de risco no futebol
Comentarista vê formação tática ousada e que torna a equipe mais exposta a sofrer gols; ataque, no entanto, tem feito diferença
Tostão analisou a forma de jogo de alguns gigantes do futebol mundial em texto opinativo publicado na Folha de S. Paulo neste sábado (25). Entre os assuntos levantados, esteve a vitória histórica do Barcelona sobre o Benfica, pela Champions, em uma remontada que parecia improvável.
Depois de sair perdendo pelo placar de 4 a 2, os blaugranos reagiram no Estádio da Luz, alcançando virada por 5 a 4. Na avaliação do comentarista, o técnico Hansi Flick tem um perfil de jogo ousado, onde os defensores avançam linhas, ao passo que o time fica mais exposto.
“O Barcelona, em todas as partidas, usa uma estratégia de alto risco ao colocar os defensores na linha do meio-campo. Assim, goleou recentemente duas vezes o Real Madrid, por 4 a 0 e 5 a 2, e venceu o Benfica de virada no meio da semana, por 5 a 4″, iniciou Tostão.
“Nos primeiros minutos, o jogo desenhava que haveria muitos gols para os dois times, pois o Barcelona criava numerosas chances, enquanto o Benfica também produzia oportunidades nos contra-ataques, lançando a bola nas costas dos adiantados defensores. Atuando da mesma maneira, o Barcelona tem tido também vários maus resultados. São os dois lados da estratégia”, completou.
Barcelona encaminha avanço direto na Champions
Com a emblemática vitória sobre os portugueses no meio de semana, o time da Catalunha saltou para os 18 pontos, e manteve a sequência invicta na fase da liga na Champions, alcançando a sexta vitória consecutiva.
Depois do revés na estreia para o Monaco, o time de Hansi Flick enfileirou triunfos, superando Young Boys, Bayern de Munique, Estrela Vermelha, Brest e Benfica. Neste período, foram 25 gols marcados e 10 sofridos. No momento, o Barcelona é vice-líder, estando a três tentos do único 100%, o Liverpool.
Tostão vê Real Madrid ficando mais exposto após reforços
Ainda no texto opinativo, Tostão analisou o estilo de jogo do Real Madrid e foi enfático ao apontar que, mediante às chegadas de Bellingham e Mbappé, o time de Carlo Ancelotti deixou de ser tão regular e equilibrado, para ficar mais exposto, haja vista que o setor de meio, conta com apenas dois homens.
Embalado na temporada 2024/25, o time merengue superou o Valladolid neste sábado (25), e abriu uma frente de quatro pontos em relação ao rival Atlético de Madrid, que tropeçou a segunda de forma consecutiva.