PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Tinga ‘esquece’ Abel Braga e elege melhor técnico do futebol brasileiro: “Tem que respeitar”

Tinga ‘esquece’ Abel Braga e elege melhor técnico do futebol brasileiro: “Tem que respeitar”

Ex-meio-campista de Internacional, Grêmio e Cruzeiro demonstrou total gratidão a um treinador multicampeão

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Paulo César Tinga, ex-jogador (Reprodução/YouTube)

Paulo César Tinga, ex-jogador (Reprodução/YouTube)

Paulo César Tinga se tornou um dos mais vitoriosos jogadores do futebol brasileiro. Bicampeão da Libertadores em 2006 e 2010 pelo Internacional, ainda conquistaria dois títulos consecutivos do Brasileirão Série A pelo Cruzeiro em 2013 e 2014.

Após ser formado pelo Grêmio, onde foi campeão da Copa do Brasil em 2001, e com uma rápida passagem pelo Botafogo no começo dos anos 2000, Tinga seria um dos símbolos da conquista do primeiro título continental pelo Colorado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mesmo com a histórica parceria com Abel Braga no Beira-Rio em 2006, o ex-volante nunca se esqueceu de suas origens no antigo estádio Olímpico.

“Felipão podia tomar 14 a 1 que seria o maior”

Ao compartilhar em suas redes sociais um vídeo de um antigo programa na Band comandado pelo saudoso Luciano do Valle com participação de Luiz Felipe Scolari, Paulo César Tinga enalteceu o treinador, mesmo com este tendo deixado o Grêmio um pouco antes do atleta ser lançado profissionalmente, em 1997.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Maior treinador brasileiro de todos os tempos, campeão de tudo na América do Sul, campeão do mundo”, escreveu o ex-jogador, minimizando a derrota por 7 a 1 da seleção brasileira comandada pelo próprio Felipão na histórica semifinal da Copa do Mundo de 2014.

“Não adianta, tem que respeitar, não tem o que fazer. Podia tomar 14-1 que continuaria sendo o maior”, opinou Tinga.

Tinga se considerou ‘meia-boca’: “Fui campeão até como gandula”

O meio-campista, que também se consagrou em clubes como o Borussia Dortmund e hoje é palestrante, se sentiu orgulhoso com o vídeo compartilhado.

PUBLICIDADE

No conteúdo datado de meados dos anos 90, Felipão elogiou Tinga e também previu que Ronaldinho Gaúcho seria um dos melhores jogadores do mundo.

PUBLICIDADE

“Ser lembrado por ele, eu falo pro meus filhos: eu era meia boca. Mas convivi com os melhores, não adianta, não tem o que fazer. Sou guri da Tinga [Restinga, bairro da zona sul de Porto Alegre] e não posso me esquecer que ele me deu a primeira oportunidade de ser campeão como gandula. Até isso tem no meu currículo, graças a ele. Campeão dentro e fora dos gramados”, finalizou Paulo César Tinga.

Better Collective