
Romário, um dos maiores atacantes do futebol brasileiro (Reprodução/YouTube)
Romário sempre se autointitulou como ‘o cara’. O tetracampeão se tornou um dos maiores gênios da grande área da história do futebol, sendo fundamental para o tetracampeonato mundial em 1994 e eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa naquele ano.
Numa enquete proposta durante entrevista para o ge.globo, o Baixinho foi questionado se jogou mais ou não do que outros craques do futebol mundial que seriam posteriormente contemplados com a Bola de Ouro a partir de 1995. Atletas que venceram o The Best da Fifa também foram incluídos na enquete.
Afinal, esta temporada foi a primeira em que a revista France Football, que promove a tradicional premiação, incluiu jogadores não-europeus.
Romário exaltou Ronaldo e Messi: “Empate”
Assim, Romário se colocou acima da grande maioria dos craques em que foi comparado. O Baixinho, que anotou 1.002 gols segundo a sua própria contagem, decretou um empate apenas no duelo particular com Ronaldo Fenômeno e Lionel Messi.
Os demais foram colocados pelo ex-atacante da seleção brasileira num patamar abaixo do seu. Entre eles, Cristiano Ronaldo. Ou seja, nem os 940 gols da carreira de CR7 são suficientes para fazer frente ao Baixinho, na sua visão. “Romário é pica”, brincou.
Os outros atletas que Romário apontou como inferiores a ele mesmo são: George Weah, Zinedine Zidane, Rivaldo, Luís Figo, Ronaldinho Gaúcho, Fabio Cannavaro, Kaká, Luka Modric, Robert Lewandowski, Rodri e Vinícius Júnior.
Taffarel elogiado
Em outra enquete promovida pelo influenciador João Lidington, Romário escolheu os melhores goleiros que enfrentou ou jogou junto.
O Baixinho não teve a menor dúvida ao apontar Taffarel, companheiro da seleção brasileira tetracampeã em 1994. “Taffa, o melhor de todos”, enalteceu.