Renato Maurício Prado, o RMP, apontou um grande defeito no Flamengo atual e exaltou o Palmeiras. O jornalista avaliou como os dois clubes tratam os jovens jogadores e a categoria de base de forma geral.
“Você olha pro Palmeiras, que não para de botar garotos. Não vou nem falar no Endrick, no Estêvão, no Luis Guilherme e esse menino Vitor Reis agora, que valeram praticamente 1 bilhão (o preço de todos juntos). Vários outros jogadores estão entrando e jogando bem no time de cima com Abel”, refletiu ele.
De fato, o Verdão se destaca nos últimos anos pela formação e venda de grandes atletas. Endrick, por exemplo, venceu cinco troféus pelo clube paulista e foi vendido por cerca de 60 milhões de euros para o Real Madrid, algo parecido com o que acontece com Estêvão, que irá para o Chelsea, da Inglaterra.
RMP critica o Flamengo
Segundo o jornalista, o Rubro-Negro não tem os mesmos méritos em comparação ao seu rival nacional. Ele detonou a forma com que o clube da Gávea lida com os jovens.
“No Flamengo você não vê isso. Até porque, quando tem uma oportunidade de botar pra jogar para avaliar, você tem um treinador que coloca para jogar Pablo, Carlinhos e o Thiaguinho. Então, tem que mudar tudo na divisão de base, o José Boto está certo”, analisou RMP.
Com um elenco principal realizando a pré-temporada nos Estados Unidos com o treinador Filipe Luís, o Fla começou o Campeonato Carioca sendo representado por jovens atletas da base. Até o momento, a equipe empatou um jogo e perdeu o outro, tendo um ponto em duas rodadas.
Flamengo e Palmeiras protagonizam o futebol brasileiro
Os dois clubes passaram a ser dominantes nos últimos anos no futebol brasileiro e continental. Ambos venceram a Copa Libertadores da América duas vezes cada, algo que se repetiu em outras competições.
Em 2024, no entanto, o Botafogo se colocou na disputa e venceu a Libertadores e o Brasileirão Série A.