Um dos destaques do Palmeiras e da seleção da Colômbia, Richard Ríos teve uma passagem pelo Flamengo, onde atuou pouco. O volante assinou o seu primeiro contrato profissional no futebol com o Mengão, em 2019. Inicialmente, foi utilizado no time Sub-20.
Em entrevista ao “Palmeiras Cast”, exibido pela TV Palmeiras, Ríos relembrou esse início no Rubro-Negro, onde teve que passar por um período de testes.
“Fiquei três meses fazendo teste no Flamengo até assinar o primeiro contrato. Mas, não assinei também um contrato grande, eu assinei um contrato de seis meses, inicialmente para o time Sub-20, mas era um time que estava ganhando várias coisas, com jogadores bons, o volante era o João Gomes. Então, eu cheguei em um time muito estruturado, era muito difícil para mim”, relembrou.
Meta difícil de cumprir
Na sequência, o volante relembra que para ter o seu contrato renovado, tinha que atingir um número de jogos muito difícil, pelo bom momento que vivia o clube.
“O contrato era de seis meses com renovação caso eu fizesse 80% dos jogos como titular. Poxa, olha o que estão me pedindo. Isso era em 2019, o time era uma loucura. Era melhor eles falarem que não queriam renovar o meu contrato”, brincou Ríos.
“Mas foi bom, isso me incentivou bastante. Eu joguei só dois jogos de titular e eles renovaram o meu contrato. Talvez isso era para ver como o jogador ia lidar, se ele não ia lidar bem ou se ia lidar da melhor forma e se motivar”, completou.
Richard Ríos no Flamengo
O volante Richard Ríos ficou no Flamengo entre 2019 e 2022. Neste período, teve um empréstimo para o Mazatlán, do México, devido as poucas oportunidades que tinha no clube carioca.
No seu primeiro ano, atuou no Sub-20, se firmando de vez no time principal a partir de 2020. Em agosto de 2022, a passagem de Richard Ríos no Flamengo acabou após uma rescisão de contrato. Na sequência, foi para o Guarani, onde se destacou e chamou a atenção do Palmeiras.
Ao todo, foram apenas sete jogos pelo time principal do Mengão, sem nenhuma participação em gols.