A CBF anunciou que a Copa do Brasil 2025 terá uma nova regra. Antes, na primeira fase, o time mais bem colocado no ranking nacional jogava por um empate para avançar. Ou seja, em tese, o melhor time do confronto poderia apenas empatar.
Agora, para a próxima edição, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. No ano passado, por exemplo, clubes como Criciúma e Juventude, que estavam na Série A, passaram com um empate.
Em seu canal no Youtube, o jornalista Rica Perrone entende que essa mudança é ruim pensando pelo lado mercadológico.
“Essa discussão é um pouco capitalista e um pouco técnica. Tecnicamente se o Flamengo for jogar com o Sergipe lá, vai ganhar do Sergipe, é o mínimo que eu espero. Por outro lado, você tá abrindo uma possibilidade que, se eu fosse dono do negócio eu provavelmente não faria, que é a possibilidade de excluir times grandes do restante da competição. Quanto maior for a possibilidade desses times grandes perderem, maior a possibilidade de eu perder com o campeonato em si”, opinou.
Não pensam na competição como negócio
Na sequência, o jornalista diz que a mudança faz mais justiça no lado esportivo, mas volta a falar da importância de ter os grandes times na competição.
“Como a gente no Brasil tende a ter uma discussão desportiva e não necessariamente de negócio, eu vou compreender que 99% da discussão vá para o lado de que é justo, tem que ganhar. Eu concordo, mas se eu for pensar como negócio, se eu for pensar como produto, eu preciso facilitar para que os melhores e os maiores times tenham um caminho mais fácil até chegar no momento decisivo, para que eles estejam lá. Mas, esse pensamento está muito longe do Brasil ainda”, disse.
“O Brasil ainda pensa muito no futebol como uma ONG e não como negócio”, finalizou Rica Perrone.
Quando começa a Copa do Brasil 2025?
Segundo o calendário divulgado pela CBF, a Copa do Brasil 2025 terá início no dia 19 de fevereiro, tendo a sua final disputada no dia 9 de novembro.