Nos próximos dias, tem início os principais campeonatos estaduais do Brasil, torneios que dão início à temporada do futebol brasileiro. Esse ano, começando mais cedo devido ao Mundial de Clubes que acontece no meio do ano.
Neste início, os times grandes devem escalar garotos em campo, já que não deu tempo de fazer a pré-temporada necessária. No caso do São Paulo, Cruzeiro, Atlético-MG e Flamengo, os clubes disputarão amistosos nos Estados Unidos até o dia 25 de janeiro.
Em seu canal no Youtube, o jornalista Rica Perrone comentou sobre essa escolha de alguns times de irem para outro país durante o campeonato estadual. Para ele, isso é mais uma prova do desinteresse nessa competição.
“Mais um ano começando e mais uma vez os fatos dando a resposta: os campeonatos estaduais não servem mais para nada. Quatro clubes grandes, vão jogar a Florida Cup, que não é um campeonato, é uma pré-temporada, onde eles fazem amistosos, sem nenhuma intenção de ganhar, enquanto o estadual tá rolando. Isso é uma resposta. Ronaldo, futuro presidente da CBF, tira o estadual do calendário, dá seu jeito. Chama os presidentes das federações e fala: ‘gente, olha só, acabou! Eu não sei quando é que vocês vão aceitar, mas já acabou’. O campeonato estadual já acabou”, iniciou o jornalista.
Diminuição de jogos é um pedido mundial
Depois, Rica Perrone relembra que os clubes brasileiros são os que mais jogam no mundo, sendo motivo de reclamação por parte de treinadores e jogadores. Então, ele entende que essa diminuição de jogos é uma necessidade de todo o mundo, pensando em melhorar a parte técnica. Assim, sobraria para o estadual.
“Os times brasileiros estão jogando muito e reclamando do calendário. Ai, começa o ano e você tem de novo a resposta clara na sua frente. Eu sei que os presidentes das federações querem preservar os times do seu estado, mas você precisa avisá-los que em algum momento isso vai acabar e buscar a solução”.
“Há uma demanda mundial por menos e melhores jogos, e isso vai acontecer. E na hora que isso acontecer, o que vai cair é o estadual. Temos que olhar para frente. Os presidentes precisam reunir os menores e montar outra parada, tentar ser uma subdivisão, fazer alguma outra”, disse.
Botafogo pode ter aberto mão do campeonato estadual
Por fim, o jornalista relembra que em 2023 e 2024, onde o Botafogo foi muito bem nas competições importantes, não passou nem da primeira fase do Campeonato Carioca. Rica, então, levanta a dúvida se essa queda precoce não é algo proposital.
“Nos dois maiores anos da história do recente do Botafogo, ele não se classificou para as semifinais do Campeonato Carioca. Talvez seja por acaso, talvez não. Será que fazia parte do planejamento? Eu tenho muita dúvida. Mas, isso quer dizer que o estadual não adianta nada”, finalizou.