Rally Dakar 2025: Lucas Moraes usa estratégia curiosa em primeira etapa; confira
O Rally Dakar 2025 já começou com sua primeira etapa no deserto. E Lucas Moraes começou bem sua empreitada nos carros.
O brasileiro terminou o primeiro trecho, dentro de Bisha, na 7ª colocação, entretanto faltando 300km para a linha de chegada ele assumiu a ponta, mas usou uma tática curiosa.
Lucas parou o carro a um quilômetro da bandeirada final, esperou cinco minutos e só depois seguiu em frente, com o objetivo de não terminar em primeiro neste sábado (4).
“Fazer isso me deu até calafrios, porque a gente sabia que estava indo bem, num bom ritmo e estava em condições de brigar pela vitória hoje. Mas combinamos que se passássemos vários carros a gente pararia no final, antes de cruzar a chegada, pra dar um tempo e não terminar em primeiro.”, esclarece o piloto.
Brasileiro usou tática para ter referência no trajeto
Lucas Moraes explica que a parada forçada foi combinada com a equipe e tem por objetivo ter uma referência maior na próxima etapa do Rally Dakar 2025.
“Amanhã (domingo) teremos o primeiro dos dois dias da etapa de 48 horas, ou seja, uma etapa disputada durante dois dias inteiros e que vai percorrer praticamente mil quilômetros. E quem larga na frente acaba tendo que descobrir sozinho por onde ir, só com a ajuda da planilha. Você se arrisca muito mais e isso não é bom no Dakar, especialmente em uma etapa de dois dias”, contou o corredor que está a bordo de uma Hilux da Toyota.
Vitória na etapa fica com norte-americano
O fato é que o vencedor desse trajeto foi o norte-americano Seth Quintero e do navegador alemão Dennis Zenz, a bordo de um Toyota GR DKR Hilux, com a marca de 4h35min08s para os 412km de corrida. Moraes e o navegador espanhol Armand Monleón Monleón chegaram 3min18s atrás.
Os atuais campeões do Dakar, os espanhóis Carlos Sainz/Lucas Cruz, com um Ford Raptor, chegaram uma posição atrás, em oitavo a 3min27s dos vencedores do dia. Outro destaque é a espanhola Cristina Gutierrez, que conta com navegação do também espanhol Pablo Moreno em um Dacia SandRider. Única mulher entre os líderes, ela terminou em quinto, a 2min13s dos vencedores.
Etapa 1 dos carros – Resultado
1) Seth Quintero (EUA)/Dennis Zenz (Alemanha), Toyota GR DKR Hilux, 412km em 4h35min08s
2) Guerlain Chicherit (França)/Alex Winocq (França), Mini X-Raid, a 0min45s
3) Saood Variawa (África do Sul)/François Cazalet (França), Toyota TGR, a 1min48s
4) Martin Prokop (Rep. Checa)/Viktor Chytka (Rep. Checa), Ford Raptor, a 1min49s
5) Cristina Gutierrez (Espanha)/Pablo Moreno (Espanha), Dacia SandRider, a 2min13s
6) João Ferreira (Portugal)/Felipe Palmeiro (Portugal), Mini X-Raid, a 2min38s
7) Lucas Moraes (Brasil)/Armand Monleón (Espanha), Toyota GR DKR Hilux, a 3min18s
8) Carlos Sainz (Espanha)/Lucas Cruz (Espanha), Ford Raptor, a 3min27s
9) Guillaume de Mevius (Bélgica)/Mathieu Baumel (França), Mini X-Raid, a 5min37s
10) Marcelo Gastaldi (Brasil)/Adrien Metge (França), Century, a 5min43s
26) Marcos Moraes (Brasil)/Maykel Justo (Brasil), Toyota Overdrive, a 19min50s