Home Futebol Pedro Caixinha projeta conceito de jogo no Santos: “Atacar”

Pedro Caixinha projeta conceito de jogo no Santos: “Atacar”

Apresentado oficialmente, treinador português se mostra bastante "otimista" em entrevista coletiva e promete dar chances à base

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.
Pedro Caixinha projeta conceito de jogo no Santos: "Atacar" (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

Pedro Caixinha projeta conceito de jogo no Santos: "Atacar" (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

O elenco do Santos se reapresentou na última sexta-feira (3) no CT Rei Pelé e iniciou a preparação para a temporada de 2025.

De volta à elite do futebol nacional, e agora sob o comando do técnico Pedro Caixinha, o time da Vila Belmiro irá disputar neste ano o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Série A do Brasileirão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A equipe estreia no Paulistão na semana que vem, na quinta-feira dia 16, às 21h30, em casa, contra o Mirassol, e busca encerrar um jejum de nove anos sem levantar o troféu do torneio estadual, considerado o mais disputado do país.

Pedro Caixinha diz estar em “lua de mel” com o Peixe

Nesta terça-feira (7), Pedro Caixinha foi apresentado oficialmente pelo Santos e concedeu entrevista coletiva “esbanjando otimismo”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Orgulho muito grande de estar aqui, em um clube dessa dimensão mundial, em um projeto que se inicia. Uma equipe que quer atacar sempre, gosta de defender e atacar o gol adversário. Essa filosofia se encaixa com as pessoas que hoje estão à frente do clube. O que vamos exigir de nós mesmos é que em cada um dos estádios, na Vila e em qualquer um deles, os torcedores precisam estar orgulhosos, ganhando ou não. Desde o primeiro contato senti a energia positiva, estamos em lua de mel”, declarou o comandante português.

O treinador, que assumiu o lugar de Fábio Carille, também falou sobre esquema tático e, principalmente, enfatizou sobre o conceito de jogo que pretende implantar.

“Estamos trabalhando num 4-3-3, mas pode ter uma dinâmica de mudança. Hoje temos dois volantes, dois meias com essa dinâmica e dois meia-atacantes com capacidade de pisar na área (…) Mas existem outras dinâmicas para trabalhar, para termos um quarto, um quinto momento, para trabalhar o espaço dentro do jogo”, disse o técnico de 54 anos, que dirigiu o Red Bull Bragantino em 2024.

PUBLICIDADE

“Queremos a equipe pró-ativa, então não podemos esperar o adversário, é atacar para frente. Bloco alto. Os pontas precisam pressionar, sem baixar muito. Queremos ocupar o meio de campo com e sem a bola. Vamos passar por bloco médio, marcar zonas de pressão. Mas queremos ocupar o campo de ataque. Ao ganhamos a bola, o primeiro passe tem que ser para frente”, explicou Caixinha.

PUBLICIDADE

Mais chances aos Meninos da Vila

Durante a disputa da Série B do Brasileirão do ano passado, o ex-técnico Fábio Carille foi criticado por grande parte da torcida por não utilizar jogadores da base, espécie de “marca registrada” do Santos.

Na entrevista de hoje, Pedro Caixinha também sinalizou que os Meninos da Vila deverão ter mais oportunidades se mostrarem “qualidade e maturidade”.

“Competência não tem idade. Entendendo a mentalidade, a fome. Não podemos ter jogadores sem ambição de ganhar e não queiram representar os valores da instituição. Se tiverem qualidade e maturidade, terão oportunidade. Se tiverem competência, tem todo nosso apoio”, indicou o treinador português.

Better Collective