Mais uma vez o Corinthians se vê em situação problemática quanto a seu patrocinador, Tudo isto devido a uma decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que empresas de apostas esportivas que estiverem registradas no Rio de Janeiro não possam atuar no restante do país.
De acordo com a Band, uma liminar concedida por Mendonça, restringe que as ‘bets’ que forem registradas na Loterj (órgão que controla o serviço de jogo no estado) somente atuem dentro do território fluminense. A decisão do ministro do Supremo foi tomada com base em parece da Advocacia Geral da União (AGU), que apontou ‘uso abusivo da autonomia local’ e ‘usurpação da competência da União no exercício do serviço público’ de controlar tais serviços;
A decisão faz com que a Loterj e o governo estadual tenham que encerrar as atividades para fora do Rio de Janeiro destas empresas. Para isto, terá de ativar sistemas de geolocalização para permitir que apenas apostadores em território fluminense sejam feitas através deste serviço.
Corinthians e Flamengo podem ser afetados
Uma das empresas afetadas é a Esportes da Sorte. bet que patrocina o Corinthians e outros clubes (como Bahia, Grêmio e Ceará). O site não aparece na lista de sites que tem a permissão do Ministério da Fazenda para operar em todo o Brasil, já que é autorizada pela Loterj para tal serviço.
Além da Esportes da Sorte, a Pixbet, que tem marca na camisa do Flamengo, também está fora de tal lista pelo mesmo motivo. Neste caso, mesmo que patrocine uma equipe do estado, pode também sofrer com tal decisão.
Neste caso, a chance de que a marca destas bets deixe o uniforme do Timão e outros clubes pode até existir, se houver interpretação de que estas estariam promovendo a suas respectivas marcas em lugares onde não poderiam.