Neymar ainda sonha em vencer uma Copa do Mundo pela seleção brasileira. Afastado da equipe canarinho desde que sofreu grave lesão em outubro de 2023, o craque brasileiro concedeu entrevista à CNN, afirmando que estará presente no Mundial do próximo ano.
Além disso, o jogador declarou que promete se dedicar para garantir o hexa ao Brasil, naquela que deve ser sua última participação no torneio da Fifa.
“Claro que pretendo estar lá! Com certeza. Vou tentar fazer o meu melhor para vencer com o Brasil. Quero estar lá, confio no meu time.
Sei que esta será minha última Copa do Mundo, minha última chance, minha última oportunidade. Farei tudo o que puder para jogar”, declarou Neymar.
Craque nos planos do Brasil
Treinador da seleção brasileira, Dorival Júnior já declarou que pretende contar com Neymar nas Eliminatórias e na disputa da Copa do Mundo.
“Estamos tendo a percepção do quanto esse jogador é importante. Que nesses próximos anos, a partir do momento que ele retorne, possamos disfrutar de um dos grandes jogadores do futebol mundial em um momento marcante na carreira dele e na nossa seleção.
Vamos aguardar, temos paciência, não tem importância se ele não puder voltar em outubro, novembro ou só em fevereiro. Ele tem que estar confiante, atuando e, principalmente, totalmente zerado em relação a essa lesão, que não foi simples, demanda tempo, respeito aos procedimentos que foram feitos.
É questão de aguardarmos e espero que, ali na frente, possamos disfrutar da capacidade de um atleta como este”, afirmou o técnico em setembro de 2024.
Cautela com o craque
Em novembro do último ano, quando Neymar já tinha voltado aos gramados pelo Al Hilal, Dorival justificou a não convocação de Neymar para os duelos da seleção brasileira contra a Venezuela e Uruguai.
“Todos nós estamos muito atentos com a evolução. Ele já está praticamente totalmente recuperado, mas teve poucos minutos, foi o que pesou bastante. Ele se dispôs a estar aqui dentro. Gostaria muito de ser relacionado, mas ele também entendeu a situação, a condição em que se apresenta, a pouca minutagem em campo e as próprias cobranças que todos nós faríamos com ele no banco ou dentro de campo
Temos que respeitar o processo do clube. Um atleta do nível dele ter o prazer de estar aqui dentro sempre, isso para nós tem uma importância muito grande, mesmo ele não estando na totalidade de suas condições. Por isso, acredito que a gente tenha que valorizar essa postura que ele teve. Decidimos não trazê-lo para não precipitar”, afirmou Dorival Júnior.
Situação de Neymar
O brasileiro voltou a entrar em campo em outubro de 2024, jogando a Champions League Asiática pelo Al Hilal. Porém após duas partidas o atleta voltou a se lesionar.
Porém ao contrário do que aconteceu em 2023, a lesão foi mais leve. Atualmente o jogador vem buscando melhorar seu condicionamento físico para atuar pelo seu clube. Esse é um ponto importante para que Neymar volte a ser convocado para a seleção brasileira.
Os próximos compromissos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo serão contra a Colômbia e Argentina, nos dias 20 e 25 de março. Dessa forma, o atleta terá pouco mais de dois meses para se condicionar fisicamente e ganhar nova oportunidade na equipe canarinho.