![Muricy Ramalho e Luxemburgo abordaram trabalho no Brasil (Rubens Chiri - saopaulofc.net/Cesar Greco - Palmeiras)](https://media.torcedores.com/wp-content/uploads/2025/01/muricy-ramalho-luxemburgo-729x410.jpg)
Muricy Ramalho e Luxemburgo abordaram trabalho no Brasil (Rubens Chiri - saopaulofc.net/Cesar Greco - Palmeiras)
Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo detêm uma grande experiência no Brasil. Apesar dos títulos conquistados, os dois treinadores lidaram com momentos de cobranças e bastante pressão ao longo das respectivas carreiras. Neste cenário, no caso do atual coordenador do São Paulo, o status gigantesco do Tricolor foi citado como um grande problema para os comandantes contratados pela diretoria.
“Esse é o grande mal dos nossos meninos que estão aí, os novos técnicos. Eles não têm paciência. Eles já querem chegar e dirigir um grande. Um grande é muito difícil de dirigir. O São Paulo é um gigante, é um Boeing. Se você não tiver experiência, você não aguenta uma semana lá. É muito pesado.”, disse Muricy Ramalho, ao Canal do Nilson Cesar, no YouTube.
Em relação ao caso de Thiago Carpini, Muricy Ramalho não tem dúvidas sobre a qualidade profissional do técnico. Porém, como o ambiente do São Paulo é diferente, o experiente profissional aconselha uma manutenção dos estudos para que, no futuro, outra oportunidade reserve um desfecho diferente.
“(Carpini) é um cara que já foi pra outro time e já fez um bom trabalho, porque ele tem conhecimento. Ele sabe o que tá fazendo. É problema dos jovens terem um pouquinho mais de paciência, buscar alternativas e continuar estudando. Futebol exige muito isso.”, afirmou.
Luxemburgo encarou cobranças pesadas
Assim como Muricy Ramalho, Luxemburgo coleciona momentos gloriosos na carreira. Mesmo com os títulos marcantes à frente do Palmeiras, o clima jamais foi 100% tranquilo, já que a torcida do Verdão fez o técnico eleger o clube mais difícil de trabalhar no Brasil.
“O Palmeiras é o clube mais difícil de trabalhar. O Palmeiras tem uma torcida que te cobra muito por qualquer instabilidade. Então, é muito difícil. Ela é muito exigente, muito exigente.”, opinou Luxa, ao Benja Me Mucho.
Apoio para Abel Ferreira
Atravessando o momento de maior instabilidade no Palmeiras, Abel Ferreira segue valorizado por Luxemburgo. Ciente de que não será possível ganhar sempre, o ex-comandante do clube admite uma chateação com a cultura do futebol brasileiro.
“O percentual do Abel é fantástico, cara. Ele não ganhou (em 2024), mas você tem dúvida que o Palmeiras, pela estrutura que tem, não vai estar disputando todas as competições para ganhar? Poxa. Para com isso, Você não tem o direito de pedir isso. Tem que ir embora? Isso me deixa chateado.”, externou.