O mercado da bola segue agitado no fim da temporada de 2024 após o fim do Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Com isso, os principais clubes do Brasil seguem em busca de nomes de peso que possam chegar “de graça” para a próxima temporada.
Muitos deles são de atletas mais velhos, mas nem por isso dispensáveis. Alguns clubes apostam em nomes com muita rodagem para dar equilíbrio e liderança em equipes formadas por atletas jovens.
Nomes livres no mercado
Um dos principais jogadores ventilados no mercado da bola do futebol brasileiro é o do zagueiro espanhol Sergio Ramos, que tem seu nome rotineiramente associado ao Corinthians após menção da patrocinadora e viabilizar mais um atleta midiático além de Memphis Depay.
Outro nome que tem permanecido 24 horas por dias nas redes sociais dos torcedores corintianos é o do francês Paul Pogba. Campeão da Copa do Mundo com a França e destaque quando atuava pela Juventus (ITA), Pogba está fora dos campos desde a punição por doping recebida em setembro de 2023.
Dispensado pelo Fluminense em novembro após um entrevero com o treinador Mano Menezes, o lateral multicampeão Marcelo é um dos nomes que os clubes seguem de olho para contratar. O craque ex-Real Madrid não tem mais o futebol brilhante de outrora, mas ainda tem lenha para queimar e desperta interesse no mercado da bola.
Nome com passagens por Barcelona e PSG, o meia Rafinha Alcântara segue no radar de Flamengo e Palmeiras, mas nada foi fechado até o momento. Com 31 anos, sua presença no elenco é mais para compor do que ser um efetivo, já que tem histórico de muitas lesões.
Irmão gêmeo do atacante do Corinthians, o meia Óscar Romero não teve seu contrato renovado com o Botafogo e segue como um dos nomes viáveis para contratação em 2025. O jogador não fez boa campanha no Glorioso, sendo suspenso por questão disciplinar, mas não é carta fora do baralho no mercado da bola.
E o Gabigol?
Colocar o atacante do Flamengo como um craque que pode vir de graça é uma tarefa um tanto difícil. Oficialmente no mercado da bola ele segue sem assinar com ninguém após não ter seu contrato renovado com o Rubro-Negro.
Contudo, o que não faltam são equipes para levá-lo embora. O Corinthians aproveitou a onda da polêmica sobre a camisa, o Palmeiras foi um dos times que a mídia esportiva vinculou, mesmo com a negativa da presidente Leila Pereira.
Os rumores mais recentes dão como certa a contratação pelo Cruzeiro, que já arrancou Dudu do Palmeiras e planeja um ataque matador em 2025.