Luxemburgo reprovou as críticas feitas por Pedro Caixinha, técnico do Santos, ao atacante Soteldo. Na derrota de virada do Peixe para o Palmeiras, o treinador português afirmou que Soteldo é indisciplinado taticamente.
“Soteldo é muito bom jogador, mas é indisciplinado taticamente. Então temos que manter quem tem criatividade e equilibrar a equipe… Equilibramos diante do desequilíbrio evidente no meio-campo. Fruto da nossa criatividade, mas também da indisciplina tática”, disse Caixinha.
Luxemburgo critica postura
De acordo com Luxemburgo, o companheiro de profissão errou ao criticar Soteldo de forma pública. Porém, além disso, acredita que o futebol brasileiro está no caminho errado, pois os atletas criativos estão sendo presos ao jogo tático.
“Eu vi a entrevista do treinador do Santos e vi que ele faz uma abordagem bem pontual em cima do Soteldo, que é um jogador de drible, habilidade e ele fala que o Soteldo tem irresponsabilidade tática”, iniciou Luxemburgo.
“Não tenho nada contra europeu, mas nossos conceitos estão mudando. Nós não podemos ser jogadores táticos. Temos que voltar a ser jogador empírico e com a nossa essência. Quem ganha é nossa qualidade técnica, habilidade, nossa vocação para o jogo ofensivo”, afirmou Luxa.
Abordagem errada
Para Luxemburgo, a crítica a Soteldo é válida. Ao tratar do assunto, ele aponta o venezuelano como semelhante a craques do futebol brasileiro que também não contribuíam defensivamente.
No entanto, apesar de validar o puxão de orelha, acredita que fazer isso publicamente é ruim, pois cria um clima desagradável.
“Rivaldo, Ronaldo, Romário, Djalminha, Alex, Soteldo… discutir isso na imprensa é ruim, porque cria um clima desagradável. Discute isso internamente. Alguém tem que falar com ele que driblar é perto da área, que assim prejudica a equipe. Mas isso é internamente, né?”, finalizou Luxemburgo.