Léo Batista morreu aos 92 anos na tarde deste domingo (19) no Rio de Janeiro. O icônico apresentador estava internado em estado grave no Hospital Rios D’Or com complicações ocasionadas por uma trombose. Ele já havia sido internado no último dia 6 de janeiro com dores ocasionadas por um tumor no pâncreas.
Léo chegou a Globo em 1970, vindo de uma carreira como locutor no rádio e por trabalhar na mesma função em lutas de boxe. Fora da mídia esportiva, ele foi o primeiro a anunciar o suicídio do então presidente Getúlio Vargas em agosto de 1954.
Apresentador ajudou a criar atrações esportivas na Globo
O fato é que Léo Batista foi um percussor na programação esportiva da Globo na década de 70. A então recente emissora ainda criava suas atrações esportivas e Léo Batista fazia os primeiros testes de câmera e cenário de programas como Esporte Espetacular e Globo Esporte. Ambos programas que ao longo dos anos, Batista comandou com frequência.
“Posso dizer que, em matéria de jornalismo esportivo, eu fiz de tudo na TV Globo. Alguma contribuição eu deixei pelo caminho. Uma vez, ouvi de uma menina de rua uma frase marcante: ‘Só morre de verdade quem nunca mais é lembrado’. Fico orgulhoso e contente pela sementinha plantada”, comentou ele em entrevista ao UOL de 2020.
Além das atrações fixas, o apresentador foi o responsável por comandar coberturas especiais como a da morte de Ayrton Senna em maio de 1994.
Profissional também marcou época no Fantástico
Outra passagem marcante do veterano na emissora carioca foi no quadro Gols do Fantástico, que começaram a ser exibidos na década de 80. Além disso, ele anunciava os resultados da loteria esportiva, sempre acompanhado da “zebrinha”.
Documentário homenageia Léo Batista
Grandes momentos do trabalho de Léo Batista podem ser vistos no documentário Léo Batista, a Voz Marcante”, lançado em junho de 2024 no streaming Globoplay.
Nele, “Seu Léo” recorda o começo de carreira, ainda na cidade natal, Cordeirópolis no interior de São Paulo. A obra possui, também, depoimentos de familiares e profissionais como Galvão Bueno, Alex Escobar e William Bonner. Léo Batista se declarava torcedor do Botafogo.
Uma voz atemporal! 🖤🎙️⏳
— Botafogo F.R. (@Botafogo) January 19, 2025
Léo Batista anunciou o Tempo de Botafogo e viu o nosso Glorioso protagonizar um ano histórico antes de sua despedida. Do primeiro jogo do #MaiorDeTodosOsTempos até a #GlóriaEterna, meu escolhido viveu e transmitiu o BOTAFOGO de forma única. 🖤🤍 #BFR pic.twitter.com/pIu23Dmkaq