João Fonseca foi campeão do Challenger de Camberra na Austrália. O carioca de 18 anos venceu o norte-americano Ethan Quinn por 2 sets a 0, parciais de duplo 6/4 em 1h12 de partida.
Na campanha no torneio da capital australiana, Fonseca não perdeu nenhum set e ampliou sua série invicta para dez partidas no circuito profissional da ATP.
A partida de João Fonseca
Ambas as parciais foram decididas por pequenas margens na madrugada deste sábado (4). Na primeira, Ethan Quinn saiu de um 15-40, logo nos primeiros games. Mas o brasileiro conseguiu converter uma das duas oportunidades de quebra que teve na partida para levar o set.
Para se ter uma ideia do equilíbrio, João teve 88% de aproveitamento de pontos no primeiro saque contra 89% do norte-americano de 20 anos. Outro número parelho foi o empate em aces de 3 a 3.
No segundo set, o cenário se manteve apesar de João Fonseca conseguir abrir 3/1, através de um tênis agressivo e que contou com uma porcentagem menor de aproveito do primeiro serviço 94 a 89%, a favor de Quinn. A partir daí, Fonseca controlou as ações para levar seu segundo título em nível Challenger. O primeiro veio nos EUA, em Lexington, em 2024.
João Fonseca vem da conquista do NextGen
O fato é que desde o fim da temporada de 2024, o brasileiro vem apresentando um bom desempenho: no último mês de dezembro ele se sagrou campeão do ATP NextGen. O torneio reúne os oito melhores tenistas sub-20 do ranking mundial e foi jogado na Arábia Saudita.
Apesar de entrar na última vaga, João foi líder de seu grupo na disputa, antes de se tornar o primeiro jogador sul-americano a levar o Finals e igualar o feito de nomes como Jannick Sinner e Carlos Alcaraz, nesta faixa etária.
Brasileiro vai para o quali do Australian Open
Agora, o carioca vai encarar o quali do Australian Open para tentar fazer companhia a Thiago Wild e Bia Haddad na chave principal do Grand Slam. A disputa do qualificatório está prevista para ter inicio na segunda-feira (6).